Como selecionar palavras-chave para sua campanha no Google Adwords?

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O modo como as pessoas buscam na página de pesquisa do Google está cada vez mais específico, com o aumento dos acessos pelo celular, a interação das pessoas com a plataforma tem se tornado mais frequente e a exigência pela exibição de resultados aprimorados, sem dúvidas se torna maior.  A escolha das palavras-chave que irão acionar os seus anúncios está consideravelmente relacionada a esse novo perfil de usuário, por isso, é necessário que a qualidade dos anúncios e o conteúdo exclusivo e chamativo, sejam o foco de uma campanha no Google Adwords.

Antes de selecionar as palavras-chave para a sua campanha nos links patrocinados, é necessário que você conheça o seu público-alvo. Existem algumas ferramentas que podem auxiliar a identificar o comportamento dos usuários no seu site, através do acompanhamento dos resultados no Google Analytics e no Search Console, por exemplo. Em alguns ramos de negócios, para atingir o público-alvo é necessário segmentar a pesquisa, através de palavras-chave com variações, compostas por termos mais longos, que segmentam ainda mais a pesquisa dessas pessoas, esses termos são conhecidos dentro do Marketing Digital por Long Tail.

O foco de uma campanha no Google Adwords é aumentar o tráfego e consequentemente atingir um objetivo de marketing, que normalmente está relacionado à gerar vendas ou solicitações de serviço. O que muitas pessoas não levam em consideração, é que muitos cliques não significam que a campanha apresenta um bom resultado, o uso de palavras-chave específicas podem ajudar a eliminar pessoas que não fazem parte do grupo de potenciais clientes, e que podem acessar o seu anúncio, quando a campanha utiliza termos amplos.

Entenda na prática a escolha das palavras-chave

Carlos é dono de um restaurante na região do Itaim Bibi em São Paulo, chamado Viva La Vaca, e quer aumentar o número de visitas ao seu negócio, seu objetivo é atingir pessoas que estão próximas a região no horário do almoço, mas não conhecem o restaurante. Quais palavras-chave ele deveria adicionar em sua Campanha no Google Adwords?

  • Opção A: Optar por uma lista de palavras-chave relacionadas apenas ao ramo do seu negócio de forma ampla, com segmentação apenas por Estado.
  1. Restaurante SP
  2. Restaurante
  3. Restaurantes em SP
  4. Restaurantes
  • Opção B: Optar por uma lista de palavras-chave mais específicas, que segmentam a região de localização do seu restaurante e o tipo de serviço indicado para o horário da busca.
  1. Restaurante para almoçar no Itaim
  2. Restaurante no Itaim em SP
  3. Onde almoçar no bairro do Itaim em SP
  4. Onde almoçar no Itaim

Para situações como essa, o ideal é que você opte pela opção B, levando em consideração o objetivo inicial de investimento do Viva La Vaca no Google, a palavra-chave “restaurantes” por exemplo, poderia acionar seu anúncio para inúmeras pessoas em qualquer região em qualquer hora do dia (baseada em uma campanha sem configurações avançadas), o que não resultaria no aumento de acessos de pessoas que estão próximas ao estabelecimento. A dica é utilizar a ferramenta planejador de palavras-chave para identificar mais termos que poderiam potencializar a exibição do seu anúncio, para o público-alvo.

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