Blog Multlinks

Sarahah é um aplicativo para receber críticas construtivas Sarahah é um aplicativo para receber críticas construtivas

Sarahah é um aplicativo que foi criado com um objetivo: facilitar o recebimento de críticas construtivas através de mensagens anônimas. Ele foi criado este ano por uma empresa árabe, sob o comando de Zain al-Abidin Tawfiq.

A tradução de Sarahah quer dizer "honestidade". O objetivo era utilizá-lo em ambientes empresariais para que os profissionais pudessem avaliar e receber avaliações sobre posturas, trabalhos realizados etc.

Inicialmente, o aplicativo era um site. Foi quando ficou disponível nas lojas de aplicativos para celulares Google Play Store e iTunes que a sua popularização ganhou fama mundial. Atualmente, são mais de 300 milhões de usuários espalhados por todo mundo.

Afinal, vale a pena baixar o Sarahah? Antes de responder a esta pergunta, vamos ensinar como ter acesso às suas funcionalidades, uma breve avaliação dos pontos positivos e negativos, além de dizer se é uma febre que veio para ficar ou será esquecida.

Como baixar o Sarahah

O aplicativo Sarahah tornou-se mundialmente conhecido em julho deste ano

O aplicativo Sarahah tornou-se mundialmente conhecido em julho deste ano

Para ter o Sarahah, acesse a loja de aplicativos do seu celular, digite o nome do aplicativo (ícone de um envelope com fundo azul turquesa). Clique em “instalar”. Abra o aplicativo.

1. A primeira tela aparece a mensagem em inglês:

Create a memory (Crie uma memória)

Now you can save your favorite messages in one click! (Agora, você pode salvar suas mensagens favoritas num click!)

2. Clique na seta do lado direito. Passará para uma nova tela com os dizeres:

Choose your audience (Escolha seu público)

You can now control who to receive messages from. (Agora, você pode controlar quem te envia as mensagens)

3. Clique novamente na seta à direita. A última tela de mensagens diz:

Find People you know (Encontre pessoas que você conhece)

Now you can easily search for other users on the app. (Agora, você pode, facilmente, procurar por outros usuários do aplicativo)

Depois de ler as instruções, clique em “start now”. Em seguida em “new account”. Escolha um nome de usuário disponível, insira seu nome, e-mail, escolha uma senha e aceite os termos e condições (em inglês).

Após criar sua conta é possível compartilhá-la através de algumas redes sociais como Facebook e Snapchat. Somente quem tiver seu nome de usuário poderá enviar o feedback.

Pontos positivos

Quando bem utilizado, o Sarahah torna-se uma excelente ferramenta para que você possa entender qual é a visão que as outras pessoas têm ao seu respeito. Com essas informações é possível investir mais em seus pontos fortes e melhorar os pontos fracos.

Ao realizar as avaliações aos outros usuários, você também contribui para o crescimento pessoal e profissional de quem receberá sua mensagem anonimamente.

Pontos negativos

Por ser um aplicativo novo, ainda há algumas falhas de programação. Muitos usuários informam que o aplicativo desconecta sozinho e impossibilita novo acesso.

Um ponto que pode ser considerado negativo é o de não ser prático para localizar usuários. Se não tiver o nome de quem se cadastrou, não é possível localizá-lo, pois não há conexões diretas com redes sociais ou acesso à agenda para identificar quais amigos já têm o aplicativo.

A febre veio para ficar ou vai passar logo?

Essa é uma avaliação difícil de concluir, mas se for levar em consideração o número de reclamações, o histórico de outros aplicativos que tinham intuitos semelhantes, o aplicativo precisa ter um grande investimento em melhorias para conquistar os usuários e ser utilizado por mais tempo. A tendência é que as pessoas instalem, testem por alguns dias e percam o interesse rapidamente.

Uma das preocupações levantadas é a de que se o Sarahah não pode se tornar mais um meio de espalhar mensagens de ódio, racistas, sexistas, assédios e ofensas por ter o anonimato como uma “segurança” aos conhecidos hates, pessoas que passam boa parte do tempo criando mensagens desses gêneros.

Infelizmente, o comportamento de algumas pessoas sempre terá a tendência a diminuir os outros por ser um meio de defesa para suprir suas necessidades em chamar a atenção e esconder suas próprias fraquezas. Nenhum app pode moldar o caráter alheio.