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Ter uma persona é de extrema importância para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Mas primeiramente, o que é uma “persona”?

Numa visão mais simples e prática, persona é o modelo, o “template” do seu público-alvo. Ou seja, uma representação com as características generalizadas dos clientes que acessam sua empresa, uma versão humanizada do público-alvo como se todo o produto fosse personalizado para um único cliente. Dessa forma, a criação da persona contribui como uma estratégia para compreender o consumidor, desenvolver produtos que se antecipem aos seus desejos ou para produzir conteúdos de blog e de redes sociais que direcionem o tema de forma certeira e infalível.

Essa persona deve ser criada com todas as características típicas dos consumidores, tanto positivas quanto negativas ou críticas que possam levar ao desenvolvimento, assim como identificar falhas no processo de inbound marketing e apontar para a necessidade de novas estratégias para abordagem do cliente ou apresentação do segmento da empresa. Essas características são baseadas no comportamento, localização geográfica, histórico pessoal com seus desejos, planejamentos, etc.; e através delas é possível identificar interesses em comum entre potenciais consumidores.

Se a empresa trabalha com segmentos muito específicos e restritos, pode ser identificada a necessidade de criar mais de uma persona, o que é completamente aceitável, mas precisa ser feito de forma adequada. Como? Levantando questionamentos sobre o segmento, serviços, produtos e principalmente sobre a necessidade do cliente. Assim serão obtidas respostas concisas, através das quais será criado um (ou dois) perfil (is) de consumidor, o famoso persona. É a partir dessas respostas que todas as ações de marketing serão direcionadas.

A criação de uma persona aumenta consideravelmente as chances de alcançar sucesso em seu marketing digital. Por meio dessa estratégia é possível direcionar produtos e serviços para consumidores que procuram por eles. Para isso, é de extrema importância elaborar conteúdo personalizado, com estilo definido e que se antecipem às necessidades dos clientes.