11 94938-7203

Importância da Usabilidade e Navegabilidade de um Site

importancia-da-usabilidade-e-navegabilidade-de-um-site

Neste artigo vamos abordar a importância da usabilidade e navegabilidade de um site e como isso pode influenciar no seu tráfego e até mesmo nas conversões que você obtém como resultado da estrutura do seu site na web. O primeiro passo para entender se o seu site está adequado para a nova geração e exigências da internet é entender o significado dos termos usabilidade e navegabilidade.

Você sabe o que é Usabilidade de um site?

A Usabilidade, como o próprio nome já diz, remete a ideia de facilidade para usar o site. Toda estrutura do seu website deve ser pensada em como o usuário final irá utilizá-lo, e esses processos devem ser práticos e rápidos, visando sempre a facilidade no acesso à informação buscada, de forma clara. Em casos como esse, menos é sempre mais. Mas de que forma isso se aplica à um site?

Leve em consideração que o usuário nem sempre irá conhecer o seu site, tão bem quanto você que acessa todos os dias, o seu site é como a sua casa, as visitas não irão conhecer todos os cômodos e onde as coisas estão guardadas, elas vão saber apenas aquilo que está exposto. Assim funciona o desenvolvimento do layout e arquitetura de um site, as informações principais devem ser exibidas em no máximo dois cliques para acesso, além disso, devem ser distribuídas de forma organizada e lógica para facilitar a navegação do usuário pelas páginas.

Navegabilidade de um site

A navegabilidade é justamente a facilidade que o usuário tem ao acessar as páginas do seu site, ou seja, quando você acessa a Home (página inicial), e encontra um menu que apresenta links que levam aos produtos ou serviços prestados, em uma outra aba pode acessar informações de contato, e pode navegar pelas páginas sem a sensação de estar perdido ou de não conseguir localizar as informações que está buscando.

Atualmente um dos principais fatores que influenciam o aumento da taxa de rejeição de um website é a falta de organização das informações ou até mesmo a inexistência delas, que faz com que as pessoas abandonem o site, por não encontrarem com facilidade aquilo que estão buscando.

Para avaliar se o seu site é facilmente navegável pelos usuários e se ele pode ser considerado um bom site, veja se ele se encaixa nos seguintes tópicos, que apresentam algumas regras básicas de navegabilidade:

  • Meu visitante consegue encontrar os serviços que eu presto em até 2 cliques
  • As informações de contato estão claras e acessíveis em até 2 cliques
  • Meu site carrega todas as informações rapidamente, sem apresentar nenhum erro
  • Meu site não apresenta informações desnecessárias, pop-ups, ou outros itens que possam atrapalhar o carregamento da página
  • Meu site possui versão mobile que permite que o usuário acesse meu site por aparelhos celulares ou tablets

Se o seu site está de acordo com todas as características acima, ele oferece uma boa navegabilidade ao usuário, caso ele apresente alguma incompatibilidade aos itens acima, recomendamos que você faça uma revisão para garantir os reparos necessários na navegabilidade do site. Para receber uma avaliação do seu site grátis entre em contato.

Compartilhar

Blog

Artigos, tutoriais e informativos sobre criação de sites, otimização de sites, links patrocinados e mídias digitais