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SEO e WordPress

SEO e WordPress

As técnicas SEO em WordPress são fundamentais para alcançar mais relevância nos buscadores. São elas que contribuem para o aumento de tráfego para um site e, consequentemente, influenciam no fortalecimento de uma marca e venda de produtos ou serviços.

Atualmente, os buscadores mais utilizados são:

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Google Brasil: 94,31%
Bing: 1,71%
Yahoo! Brasil: 1,18%
Ask: 0,54%

Dados divulgados pelo Serasa Experian

Como os dados comprovam, o Google lidera o ranking, por isso vale tanto a pena investir esforços para entender como seus algoritmos funcionam, quais técnicas de SEO são as mais amigáveis e a importância do WordPress nessa história.

SEO – Search Engine Optimization

Search Engine Optimization (SEO), traduzido como Otimização de site, é uma das técnicas mais utilizadas para atingir relevância orgânica (posicionamento e acessos) junto ao Google.

Entende-se por relevância orgânica quando os mecanismos do Google identificam que um conteúdo é exatamente o que um usuário precisa no momento em que ele procura por um assunto, através de palavras-chaves.

Com a existência de tantos sites que criam conteúdos, como conseguir a sonhada relevância para o Google e aparecer na primeira página?

As técnicas de SEO fazem parte do caminho. Atualmente, há algumas possibilidades como On-page e off-page (link building)

On-page em SEO e WordPress

O uso de SEO e WordPress é um forte aliado para que um site esteja nas primeiras posições do Google. O On-page basicamente significa como o conteúdo é distribuído ao longo da página, sua qualidade e a qualidade do site como um todo.

O primeiro passo é definir a palavra-chave, com estudo do nicho e a forma como o usuário pesquisa. Ela precisa ser coerente com os objetivos que se deseja alcançar. Uma vez escolhida, deve inseri-la na URL (Uniform Resource Locator) – endereço com o nome que define o que é a página – e no começo do primeiro parágrafo (prioridade sempre).

Também é importante que a mesma palavra-chave seja repetida ao longo do texto, mas desde que seja coerente com o contexto. O excesso de repetições pode gerar punições dos buscadores.

Escolha dos nomes das fotos

Outro ponto importante é renomear as fotos com as palavras-chaves. Os usuários utilizam bancos de imagens com frequência. Logo, quando alguém digitar um determinado assunto e procurar por imagens relacionadas terá acesso tanto à imagem inserida quanto a possibilidade em acessar o site que a indexou.

O uso do atributo ALT (descrever o que aparece na imagem) é importante, já que os robôs de busca não são capazes de ler a imagem em si.

Vídeos em páginas

Os vídeos são relevantes aos buscadores porque estão diretamente relacionados ao poder de persuasão entre as pessoas. O audiovisual envolve recursos que conseguem captar a atenção das pessoas e transmitir as mensagens.

Quantidade de palavras para SEO

Há diversas discussões sobre a quantidade ideal de palavras para que o conteúdo apareça na primeira página do Google. De um modo geral, 300 palavras é o mínimo que se deve escrever. No entanto, quanto mais conhecimento sobre o assunto, a tendência é que ele fique mais aprofundado e naturalmente passe de 1000 palavras.

Títulos com técnicas de SEO

As palavras-chaves devem aparecem nos títulos. No entanto, cada URL deve ser única. Para que o título possa aparecer inteiro na página de busca, aconselha-se utilizar até 70 caracteres.

Abaixo do título, há uma breve descrição sobre o assunto tratado naquela página. Novamente, a palavra-chave deve aparecer logo no início. Quando não é feita a descrição, aparecem as primeiras palavras do primeiro parágrafo, o que não é atrativo.

A descrição é identificada como meta description. Ela deve ser elaborada em até 156 caracteres.

SERP – Search Engine Results Page

Os buscadores utilizam as SERPs (Search Engine Results Page), que são páginas específicas para mostrar sites como resultados das buscadas por um determinado assunto, produto ou serviço.

Funciona da seguinte forma:
Um usuário busca por uma palavra-chave. Os algoritmos do Google identificam quais sites são relevantes ao usuário e posicionam numa lista organizada pela relevância do conteúdo elaborado.

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Com base nos comportamentos das pessoas, já se identifica que a maioria delas clica em um ou mais resultados da primeira página da SERP. Poucas continuam a buscar entre a segunda e outras páginas. É por isso que aparecer na primeira página do Google é o sonho de todos.

Quanto mais acessos, mais vendas!

Para aparecer na primeira página através da busca orgânica (sem anúncios pagos), deve-se ter a consciência da importância das técnicas de SEO e do WordPress.

Otimização off-page (Link Building)

A otimização externa está diretamente relacionada às atividades que são feitas fora do seu site, mas com intenção de posicioná-lo na primeira página do Google.

Há uma série de fatores que contribuem para melhorar o posicionamento de um site com as técnicas de otimização off-page, entre eles está o Link Building, que se trata de ter seus links em outros sites trazendo autoridade para o seu domínio. No entanto, as estratégias devem ter coerência e os conteúdos produzidos por outros sites precisam ser relevantes. Em caso de compras de Links, o Google pode muito bem penalizar o seu site.

Embora esteja buscando destaque através desse tipo de otimização, o site que aponta para o link da empresa também precisa trabalhar muito bem as técnicas on-page, pois todos os fatores citados são avaliados.

Endereço de IP, otimização off-page e black hat

Todos os mecanismos de buscas do Google são capazes de identificar quem está agindo de má fé para conseguir se posicionar na primeira página. É por esse motivo que se combate o famoso black hat, entre outras práticas que buscam trapacear.

Quando falamos sobre otimização e link building e de inserir links externos para o site, estamos falando que o Google leva em consideração o IP do site utilizado e até mesmo onde os sites referência estão hospedados.

Entende-se por IP (Internet Protocol) a sequência numérica que identifica a origem de acesso do site.

O que é o WordPress?

WordPress é uma plataforma que gerencia o conteúdo dos sites (CMS). Uma das grandes vantagens é contar com uma interface intuitiva e fácil de utilizar. Além disso, o WordPress permite utilizar vários plugins para SEO.

Ele é capaz de gerenciar conteúdos para diferentes tipos de sites, tais como:

-E-commerces;
-Sites institucionais;
-Blogs;
-Portais;
-Revistas on-line.

Vantagens de ter um site em WordPress para SEO

Uma das vantagens em se ter um site em WordPress para SEO é contar com código aberto (ferramenta opne source) e plugins que contribuem para alavancar o posicionamento nas buscas orgânicas. Por se tratar de uma ferramenta aberta, ela está em constante avanço, e sempre terá atualização de tecnologia.

Plugins do WordPress para SEO

Ao gerenciar um site via WordPress, a inserção de plugins permite um ambiente muito mais prático de atualizar e enviar conteúdo.

Alguns dos plugins que fazem toda a diferença são:
1-) Compartilhamento em redes sociais (Flare);
2-) Imagens com atributos ALT (SEO Friendly Images);
3-) Carregamento mais rápido do site (W3 Total Cache);
4-) Relacionar outros artigos (WordPress Related Posts);
5-) Formulários (Contact Form 7).

Há muitos outros plugins que podem ser instalados. Um que não pode faltar é o WordPress SEO by Yoast.

Indispensável: WordPress SEO by Yoast

Sem o uso do WordPress SEO by Yoast torna-se mais difícil elaborar um artigo ou uma página com a certeza de que todas as técnicas de otimização de site foram aplicadas. Já com o uso desse plugin é possível aplica-las e também ter indicações sobre as melhorias que o texto precisa em tempo real (antes de ser publicado).

A Yoast foi criada por um dos grandes especialistas de SEO, Joost de Valk, e é uma das ferramentas mais populares do WordPress.

É possível ter acesso às melhorias de títulos da página e SEO; quantidade ideal de palavras, preenchimento de descrição, definição de palavra-chave, identificação de atributos ALT em imagens, entre outras vantagens para ter destaque nas buscas orgânicas.

Indispensável: Breadcrumb

O Breadcrumb é o plugin que auxilia uma melhor navegabilidade ao usuário. Ele mostra na barra de navegação (acima do conteúdo da página acessada) qual foi o caminho utilizado para chegar até lá.

Breadcrumb-SEO

Sitemap

O Sitemap (mapa do site) serve para realizar uma lista com todas as páginas presentes no site. É através desse arquivo (sitemap.xml ou sitemap.html) que torna-se possível direcionar tanto os robôs de busca quanto os próprios usuários. Ele não é uma ferramenta única do WordPress, porém sua inserção se torna fácil com a instalação do pluguin correto.

Redirect 301

O Redirect 301 (Redirecionamento 301) é um meio de não perder acessos ao site quando, por algum motivo, mudou-se a URL de uma página.

Quando um site direciona o usuário para um link e ele não existe mais, deve-se investir em Redirect 301 para que ele tenha acesso ao novo conteúdo.

Empresa especializada em SEO e WordPress

A agência Multlinks oferece com primazia a criação de sites com as melhores técnicas de SEO, além de investir em oferecer um painel administrativo integrado ao WordPress com acesso aos plug-ins, que contribuem para um ótimo posicionamento e indexação. Importante frisar que trabalhamos com WordPress, mas não com templates, nossos projetos são únicas.

Oferecemos os seguintes serviços relacionados a SEO:

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