11 94938-7203

Marca, por que uma boa contrução é importante para seu negócio

por-que-a-construcao-de-uma-marca-e-importante-para-o-seu-negocio

A maioria das pessoas quando resolvem abrir uma empresa não fazem um planejamento estratégico ou quando fazem, acabam fazendo na maior parte das vezes pela metade. Muitos empresários não enxergam a necessidade e a importância de um excelente projeto de marketing e levam suas empresas conforme a maré.

Quis falar um pouco sobre esse assunto para mostrar o quão valioso pode ser para uma empresa esse trabalho se levado a sério e desenvolvido por uma empesa que entende do assunto.

Seguem algumas definições importantes:

Branding é o nome que se dá ao processo de construção de uma marca. Ele trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito deste produto ou serviço. É a imagem que ele passa e o que representa na vida de quem o adquire.

Normalmente, as grandes marcas estão associadas com a garantia de qualidade e os consumidores tendem a assumir marcas como pontos de referência. Podemos ver isso acontecer diariamente com produtos diferentes, que vão desde palhas de aço até sabão em pó, eletrodomésticos ou medicamentos, dentre outros. Todos eles trazem sempre consigo algum nome, uma marca forte e fácil de ser lembrada e reconhecida. A ideia é fazer o consumidor a recorde e a reconhecer associando-a valores muitos distintos, como honestidade e integridade. Esse, aliás, é o grande desafio do profissional envolvido na criação da marca, que vai ser a alma negócio.

Reforçar essa imagem junto ao consumidor não é uma tarefa fácil, pois requer uma verdadeira concentração de esforços. O Branding tem justamente o propósito de fazer com que as pessoas façam uma associação positiva de um determinado produto ou serviço com uma determinada marca, persuadindo sua escolha, reforçando o valor e a satisfação que esse consumidor terá ao adquiri-lo. Essa visão define os conceitos, a personalidade da marca, adiciona valores e fideliza o cliente, que se identifica e interage com os produtos.

Por meio dessa estratégia, é possível saber qual é a visão do cliente perante uma marca e saber como iremos atuar para superar suas expectativas.

Porque é importante o Branding para uma PME?

É uma das maiores “justificativas” de empresários das pequenas e médias empresas ao escolher não praticar o Branding é que elas precisam de retorno rápido em ações, pois, por serem menores, não conseguem investir e esperar um longo tempo até que esse investimento traga bons frutos.

Sim, o Branding traz retorno em longo prazo e isso quase todos já sabem. Mas o que quero apontar aqui é que podemos conseguir já no começo de um trabalho enxergar os resultados e até mesmo o tão esperado “retorno”. Quando começamos um trabalho de gestão alinhado a nosso posicionamento, propósitos e personalidade, alinhamos todas as nossas ações, fortalecemos os pontos de contato com nossa marca e melhoramos o relacionamento com o público.

Quando analisamos corretamente o posicionamento da empresa perante o mercado e definimos quem é o público-alvo, conseguimos falar exatamente com ele. Assim, teremos uma empatia e os resultados aumentarão.

A percepção da marca junto ao público é muito importante para o crescimento e posicionamento dessa marca.

Falarei mais sobre esse assunto hoje quis dar abertura e instigar essa necessidade para PME.

Compartilhar

Blog

Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais