11 94938-7203

Vergonha de falar em público?

vergonha-de-falar-em-publico-apresentacao-profissiona

Diante dessa situação, você sempre fica à beira de um ataque de nervos ou de ansiedade? Ou você ainda não passou por isso? Prepare-se, porque essa hora vai chegar e pode estar muito próxima da sua realidade. Independente da sua área, nós da Multlinks queremos ajudar você a se preparar e ter consciência das práticas indicadas que você deve cumprir nessa ocasião que faz muitas pessoas perderem o sono.

Pensando no seu futuro profissional e pessoal, elaboramos quatro etapas básicas para você ter uma apresentação calma e com muito sucesso.

1)      Apresentação: Nessa primeira etapa você precisa elaborar uma apresentação clara, que represente ao público a qualidade e o profissionalismo do documento. Na formatação dos slides, é indicado que o template seja similar ao tema abordado. Antes de iniciar os slides, é necessário falar sobre o roteiro da apresentação e contextualizar as pessoas do assunto que será apresentado. Como prevenção, tenha uma cópia do seu arquivo para evitar possíveis imprevistos desagradáveis.

2)      Tópicos e Estatísticas: Após apresentar o roteiro e contextualizar as pessoas sobre o assunto que será abordado, poderá dar início aos slides com a apresentação geral. Em cada slide, deverá conter apenas tópicos, pois uma apresentação com muito texto não se torna objetiva. Lembrando que você não pode ler os tópicos, eles apenas ajudarão para organizar as ideias. Nos últimos slides, não esquecer de apresentar uma conclusão sobre o assunto e abrir um espaço para questões. Além dos slides, para dar mais credibilidade no assunto, é importante falar sobre os dados estatísticos das pesquisas.

3)      Postura: Durante a apresentação, é importante levar em conta a postura corporal. Embora pareça besteira, a maneira como você se comporta diante da apresentação faz toda a diferença. O tom da voz também é outro fator importante, pois através dele, você pode passar firmeza e segurança.

4)      Bônus: Mantenha a calma, embora seja um momento delicado onde você se tornará o centro das atenções, a etapa mais difícil é manter o equilíbrio emocional. E para quem quiser saber mais sobre o assunto, é indicado que faça um curso de “como falar em público”.

Conte-nos sobre as suas experiências!

E para os iniciantes, desejamos uma boa sorte nas apresentações!

Compartilhar

Blog

Artigos, tutoriais e informativos sobre criação de sites, otimização de sites, links patrocinados e mídias digitais