Automação do Instagram é uma boa ferramenta ao seu Negócio?

Automação do Instagram

A automação do Instagram surge como uma solução às empresas e pessoas físicas que desejam ter relevância na rede social sem exigir tanto tempo para interagir com os usuários.

O intuito é começar a seguir pessoas que podem ser potenciais clientes/parceiros, além de curtir e interagir com os atuais e novos seguidores.

Como funciona a Automação do Instagram?

O Instagram é uma Rede Social desenvolvida com o intuito de compartilhamento de fotos e vídeos, que se tornou uma excelente plataforma de venda de produtos direta e indiretamente.

De olho nas oportunidades que o Insta (como muitos apelidaram a Rede Social) proporcionou, diversas marcas passaram a investir pesado em estratégias que fossem capazes de alcançar o público certo sem que isso fosse feito manualmente. É nesse momento que a automação do Instagram passa a ter um papel importante.

A Rede Social, por si, não tem uma automação, mas permite que aplicativos façam as interações. Eles funcionam da seguinte forma:

  • O usuário escolhe qual aplicativo fará a automação;
  • Cria uma conta;
  • Pode utilizar por alguns dias de forma gratuita;
  • Escolhe um plano mensal;
  • Define as configurações (quem é o seu público, os interesses, hashtags etc.).

A partir dessas definições, o aplicativo passa a fazer as interações. No entanto, a publicação de novas fotos e vídeos continua sendo de responsabilidade do usuário.

Com relação às publicações, alguns aplicativos permitem o agendamento, o que é útil para datas comemorativas e agenda de postagens.

Como tudo tem dois lados da história, vamos te explicar também sobre o lado positivo e negativo da automatização do Instagram.

Lado positivo

lado positivo da automação do instagram

Economia de tempo e de dinheiro são os principais requisitos que convencem as pessoas a pagarem pela automação. Com ela, sua equipe de marketing pode mensurar resultados por meio de relatórios que os aplicativos disponibilizam e criar novas estratégias.

Realiza ações repetitivas

Acessar o perfil todos os dias, curtir fotos, comentá-las e enviar agradecimentos aos novos seguidores podem ser tarefas exaustivas e que fazem perder um tempo considerável.

Com o uso de um aplicativo de automação, ele é o responsável por fazer esse tipo de interatividade e deixá-lo livre para outros compromissos.

Atrai novas pessoas ao seu perfil

É um hábito comum entre os usuários do Instagram entrarem no perfil de um novo seguidor, e  decidir se o segue de volta. Quando a ferramenta é ativada, ela passa a seguir novas pessoas, que tendem a entrar em seu perfil e por serem pré-dispostas ao que você vende, podem ter interesse em segui-lo.

Otimiza o tempo

O tempo que você gastaria com seguir pessoas, curtir fotos/vídeos e agradecer novos seguidores pode ser aproveitado para outras ações que geram uma série de benefícios ao seu negócio. É uma das vantagens que convencem as pessoas a investirem em uma das ferramentas que gerenciam as contas do Instagram.

Relatórios reais

A proposta dessas ferramentas é o de ser possível mensurar resultados que satisfaçam os contratantes. Por esse motivo, apresentam uma série de dados que podem, e devem, ser levados em consideração como:

  • Quem te seguiu de volta;
  • Localização;
  • Hashtags com melhor aproveitamento.

Leia também:

Vender pelo Instagram tornou-se mais fácil com a liberação de novo recurso

 

Lado negativo de automatizar o Instagram

lado negativo da automação do instagram

A sua empresa precisa investir em um pagamento mensal para obter resultados significativos com a automação do Instagram. Embora a maioria das plataformas disponibilize um período de teste gratuito, ele não dura mais que sete dias. Depois, o pagamento precisa ser realizado.

Quando você paga para utilizar a automação, o que você ganha é em números de seguidores, curtidas e comentários, mas e as vendas efetivas de seus produtos/serviços? Não é possível garantir que elas aconteçam. No entanto, a probabilidade aumenta quando se pensa que quanto mais visualizações mais chances de concluir uma venda.

Muitos seguidores já percebem a automação do Instagram

Se você tem um perfil ativo no Instagram já começa a perceber quando a interatividade é feita por uma pessoa e quando foi feita por um robô programado para curtir, seguir e comentar. O uso da inteligência artificial pode gerar “diálogos” vazios, pois você pode até responder ao comentário, mas dificilmente o robô fará um novo comentário.

Entende que isso não gera uma interatividade real? Comentários como “amei seu perfil”, “confira minhas fotos também”, “seu trabalho é incrível” são apenas programados para preencher um espaço que deveria ser utilizado para um bate-papo entre sua marca e seu consumidor.

Mensagens automáticas não são atrativas

Estamos falando do direct, que é aquele espaço reservado para mensagens privadas, que pode ser muito bem explorado para novas parcerias, vendas e fechamentos.

Se você só inserir uma mensagem de boas-vindas automática, deixa de ter um momento de atenção das pessoas que já sabem que aquele texto foi programado.

Manter os seguidores conectados

Um lado muito negativo da automação é o “deixar de seguir”, pois da mesma forma que você segue e para de seguir as pessoas, o mesmo acontece com o seu perfil que também foi seguido por alguém que deixou a função no automático. Isso gera uma rotatividade de seguidores que ninguém deseja que aconteça.

Ganhar seguidores no Instagram é diferente de comprar perfis

Vale ressaltar que a automação precisa ser feita sem ferir as diretrizes do Instagram, pois a compra de seguidores é prejudicial, pois a maioria é de perfis falsos, desativados e que não gerarão nenhum resultado ao seu negócio.

E se todo mundo automatizar?

Imagina uma rede social operada apenas por robôs? Ninguém mais interagindo de forma orgânica. Todas as mensagens recebidas foram programadas e as suas fotos não têm mais comentários verídicos, apenas textos vazios. Como seria participar de uma rede social assim?

A reflexão deste artigo é para que você possa concluir o que é válido para o seu negócio. Repare que os perfis que mais possuem seguidores chegaram nesse patamar com o uso de conteúdo interessante ao seu público.

Estrategicamente, talvez seja importante começar com a automação para gerar números, mas depois manter seu perfil relevante será possível por meio da união de um trabalho que alinhe um site relevante, estratégias e, inclusive, um progresso off-line com ações que façam com que as pessoas busquem o seu perfil para interagirem espontaneamente.

Se você tem interesse em crescer na internet, leia também:

Como fazer sua empresa crescer com estratégias de Marketing Digital

 

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!