Como Cadastrar a empresa no Google e gerar visibilidade ao seu Negócio

Cadastrar a empresa no Google

Para cadastrar a empresa no Google, você pode utilizar as ferramentas que estão disponíveis na internet e que contribuem para destacar o seu negócio.

Neste artigo, você vai aprender a importância de um cadastro correto no Google Meu Negócio e Google Maps, bem como é importante receber boas avaliações.

Como cadastrar minha empresa no Google

Pequenos, médios e grandes empresários podem ter dúvidas sobre como aparecer no Google e colocar suas empresas no buscador que revolucionou o modo como utilizamos a internet.

Para que a sua empresa apareça nos resultados de buscas do Google, você precisa entender melhor como eles funcionam e adaptar o seu produto/serviço para que seja a melhor resposta.

Entenda os mecanismos do Google

O Google funciona por meio de palavras-chave que definem o que o usuário receberá como resultado. Basicamente, a internet tornou-se a solução para sanar dúvidas, encontrar produtos, serviços, eventos, entre outros.

Atualmente, criamos o hábito de fazer pesquisas online para tudo, e é nesse tudo que o Google entra para oferecer a solução buscada. Como cada pesquisa pode representar um tipo de resposta, a empresa investe na experiência do usuário, pois não há nada mais irritante que refazer uma busca na internet por não ter encontrado a resposta mais adequada.

Exemplos de buscas

Para ficar mais fácil de entender, veja os exemplos abaixo com a palavra Relógio.

exemplo de busca no Google

Quando o usuário digitar “comprar relógio masculino”, o Google mostra algumas sugestões de imagens e links de lojas. Abaixo vem os anúncios pagos, resultados do Google Meu Negócio e resultados de sites com SEO. Por fim, aparecem outros anúncios pagos e outras palavras-chave relacionadas.

Agora, veja como o comportamento dos mecanismos de busca muda ao alteramos o termo para “consertar relógio”

consertar relógio

O Google os robôs do Google já identificam que, nesse caso, o usuário ou deseja ver como fazer esse conserto, por isso oferece vídeos com o passo a passo, ou está em busca de um profissional para fazer o conserto (e indica os locais mais próximos).

E como último exemplo, colocamos na busca “como limpar um relógio”. A resposta do Google vem com opções em vídeo e artigos com dicas.

como limpara o relógio

Cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

O cadastramento da sua empresa no Google Meu Negócio é feito gratuitamente e proporciona uma série de benefícios que inclui o aumento de visibilidade do seu empreendimento.

O Google Meu Negócio permite o cadastramento do nome da sua empresa, contatos, endereço, site e promove interatividade com os usuários.

O grande intuito é o de mostrar a sua empresa aos potenciais clientes que buscam por termos relacionados, conforme exemplificamos acima.

Esses resultados só foram possíveis porque as empresas fizeram o cadastro corretamente. Nós vamos te ensinar a como fazer o seu também.

Como cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

Para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é necessário ter uma conta do Google (Gmail) e utilizá-la para o login e senha.

Em seguida, clique em ‘começar agora” para preencher as informações necessárias como:

  • Nome da empresa;
  • Endereço;
  • Área de entrega;
  • Categoria do Negócio;
  • Telefone;
  • Site.

Além de ter sua empresa divulgada, a ferramenta possibilita realizar postagens periódicas e a ter insights (novas ideias) com base em dados coletados sobre o acesso ao Negócio.

Peça a verificação da sua empresa

A verificação da empresa acontece depois do preenchimento de todas as informações que você inseriu, conforme orientamos no tópico acima.

Na última etapa, aparece um botão com o pedido de envio do cartão-postal com o código de verificação. Esse cartão será encaminhado dentro de alguns dias para o endereço inserido como sendo o de sua empresa.

Depois de receber o cartão-postal, é necessário ativar a senha por meio do login e senha do seu Google Meu Negócio.

Essa medida previne golpes com o uso indevido de sua empresa, bem como gera mais confiança aos seus clientes.

Fotos reais do seu Negócio

Insira fotos com alta qualidade para demonstrar o profissionalismo da sua empresa. Elas precisam ser reais, e não de banco de imagens, pois as pessoas desejam ver como é a sua empresa. Além disso, humaniza sua atividade e aproxima a sua marca dos potenciais clientes.

Insights do Google Meu Negócio

Se você quer se cadastrar no Google Meu Negócio não pode deixar de usufruir dos dados que a aba Insights proporciona, pois são fundamentais para que você possa planejar ações de vendas, entender e conhecer melhor o seu público.

Veja o que essa aba proporciona.

Ações de clientes

Em Ações de Clientes, você confere as visualizações, quais chamadas foram feitas a partir do contato disponível no Meu Negócio e a ficha cadastral.

Origem das pessoas

Aqui estão informações que valem a pena você saber, pois servem desde comércios locais quanto nacionais. Nessa parte, você pode segmentar o seu cliente e promover ações mais direcionadas.

Visualização de Fotos

Também é possível você inserir fotos e ver quais têm mais interações e comparar com empresas semelhantes. Essa ferramenta ajuda a montar campanhas, divulgar produtos, serviços etc.

Atualize todas as suas informações

Um fator muito importante é o de manter as informações sempre atualizadas, pois seu cliente precisa saber exatamente o horário que pode comparecer em seu estabelecimento, inclusive em feriados, e em qual endereço você está (não esqueça de atualizar em caso de mudança de endereço).

Confira também nosso E-book Gratuito:

Como fazer sua empresa crescer com estratégias de Marketing Digital

Cadastrar empresa no Google Maps

Outro modo de cadastrar sua empresa no Google é por meio do Google Maps. Você já reparou que quando você faz uma busca no Maps, na rua do endereço pesquisado aparecem algumas empresas? Elas estão ali porque alguém cadastrou, e você não só pode como deve cadastrar a sua empresa também.

E o que você ganha com isso? Aumento de visibilidade para que mais pessoas saibam que a sua empresa existe e pode ser útil àquela pessoa.

Veja como fazer o cadastro.

Como colocar o endereço no Google Maps

O primeiro passo é você realizar o login da sua conta Google.

Depois, clique nos três traços orientais que aparecem do lado esquerdo da sua tela.

inserir a empresa no Google Maps

Role o mouse até encontrar a opção “Adicionar local inexistente (ausente).

local-inexistente

Abrirá uma tela com o marcador de localização em qualquer lugar. Clique nele e o arraste até a rua da sua empresa.

Do lado esquerdo, preencha as informações sobre nome da empresa, categoria, telefone, site e horário.

colocar a empresa no Google Maps

Depois disso, é só enviar, que seu endereço será gravado no mapa.

Essa ação permite que usuários do Local Guide (um programa de pontuações e recompensas do Google) possam avaliar seu estabelecimento, enviar fotos que fizeram de seus produtos/serviços espontaneamente.

Leia também: Ferramentas do Google que são úteis aos seu negócio

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!