Chatbot: Você sabe o que é esse recurso e como funciona?

Chatbot

Para aqueles que acompanharam a evolução da internet, os termos como A.I (inteligência artificial) e Machine Learning (aprendizado de máquina, ou seja, uma forma de automatização de análise de dados) já são familiares.  O chatbot ou assistente virtual é o próximo conceito que irá entrar de vez no dicionário.

O conceito mais simples de sua funcionalidade, de certa forma você já pode ter entendido, são robôs que se comunicam através de chats.

O surgimento dos chatbots criou um sistema de ajuda com melhoras significativas entre a relação clientes/usuários com as empresas.

Para o usuário significa agilidade e um serviço constante personalizado. Para a empresa uma facilidade em prestação desses mesmos serviços. Entretanto, a sua função vai muito além de um simples “ajudante” automático, ela representa uma evolução em comunicação.

O que exatamente é o chatbot?

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Se formos descrever de forma literal um chatbot, poderíamos dizer que ele é uma função de respostas automáticas para perguntas pré-estabelecidas de modo que o usuário tenha um feedback imediato.

Em teoria, essa descrição não está incorreta! Pelo contrário, muitos chatbots ainda funcionam nesse sistema mais simples de perguntas e respostas programadas.

Com os avanços tecnológicos esse modelo está se tornando cada vez mais defasado. O novo modelo de chatbot inclui uma versão mais sofisticada de machine learning.

Os assistentes virtuais são programados como Inteligências Artificiais que irão aprender o que o público-alvo de uma empresa busca.  Com isso, pode obter as respostas que melhor se encaixa para ficar sempre atualizado.

Experiência do usuário com o assistente virtual

O usuário entra em um chat com assistente virtual e faz sua pergunta. A máquina acessa seu banco de dados. No banco, ele coleta as informações e oferece a resposta que mais se encaixa a situação.

Chatbots com inteligência artificial são capazes de funções que mais se aproximam da capacidade do cérebro humano, pois em seu banco de dados se encontram fragmentos de informações. Cabe aos robôs transformarem esses fragmentos em algo sólido e útil.

Divisões dos Chatbots

Os chatbots são divididos em duas funções principais:

  • Atendimento ao Cliente (SAC): o uso de chatbots para SAC otimiza todo o processo e facilita tanto para a empresa quanto para o cliente.
  • Captação de Leads: para captação o bot é programado para oferecer informações sobre os serviços e produtos. Dessa forma captando as informações necessárias para mandar à equipe comercial.

As principais vantagens de usar o chatbot no seu site

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São diversas vantagens que tornam o chatbot uma opção tão viável para qualquer site. As principais são:

Atendimento rápido

Um assistente virtual com uma configuração de A.I possui uma extensa lista de temas com soluções ideais para possíveis problemas que os clientes venham ter. Dessa forma, o atendimento se torna mais veloz e instantâneo.

Além disso, esse recurso oferece suporte aos clientes 24 horas. É natural do perfil de comportamento do cliente querer ser atendido a qualquer hora, a função do assistente é suprir essa necessidade.

Avanço das campanhas de marketing

Campanhas de marketing são grandes responsáveis pela captação de clientes e, querendo ou não, otimizar esse serviço é uma vantagem.

O chatbot funciona como um guia para o usuário, descrevendo e sugerindo produtos ou possibilitando ao cliente mais interação com a marca.

Pesquisas de qualidade

É importantíssimo a realização com frequência de pesquisas de qualidade. Normalmente, esse processo é realizado com o preenchimento de formulários, que vamos combinar nem sempre são divertidos de se fazer.

Trocar os clássicos formulários pelos chatboots interativos pode fazer toda a diferença no final.

Facilidade do uso da interface

Apesar de sua programação ser feita por profissionais, o uso desse recurso para o público em geral é bem mais simples.

Sua interface é programada para ser semelhante as interfaces dos aplicativos de mensagens e qualquer um pode utilizar sem muitas complicações.

Otimização do processo de comunicação

O chatbot serve, principalmente, para otimizar a comunicação entre cliente e fornecedor de serviço.

Com o auxílio do assistente virtual podemos criar um foco comunicativo personalizado e muito mais veloz.

Como já citamos antes o robô aprende conforme a sua exposição com diferentes informações que são colocadas no banco de dados.  A existência do banco de dados agiliza o processo da troca de conteúdo entre pessoa/máquina.

Graças ao background de informações que está se atualizando constantemente, o cliente que procurar o chatbot será respondido de forma eficiente pela máquina.

O chatbot nem sempre pode suprir todas as necessidades

O assistente virtual é, sem dúvida, um avanço importante. Entretanto, certas situações requerem muito mais que a ajuda virtual.

Em algum momento, o atendimento pessoal será muito necessário. Não considere o chatbot como um substitutivo, e sim como um facilitador para atendimento.

Existem diversas pessoas que não gostam de ser atendidas por máquinas e não há muito o que possamos fazer em relação a isso.

Mesmo que apresentemos um serviço de assistente virtual da mais alta qualidade, esses clientes ainda vão preferir conversar com outra pessoa, por isso vamos reforçar um ponto importantíssimo sobre o chatbot: ele não foi criado para tomar o lugar do atendimento pessoal e físico!

Invista em diferentes técnicas de Marketing Digital para melhorias de resultados

O assistente virtual é uma tática de Marketing Digital que vem demonstrando cada vez mais resultados positivos.

Para competir com outros sites, que já estabeleceram um certo nível de autoridade no tema, é muito importante investir em diferentes táticas que irão trazer repercussões positivas.

Para conhecer melhor sobre as práticas positivas que seu site pode aproveitar leia nosso e-book:

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