Como criar um website: passo a passo para começar

como criar um website

Como criar um website é uma das perguntas mais feitas para o Google, principalmente de alguns anos para cá. Isso porque, o alcance e a popularização da Internet possibilitou que muitos negócios físicos passassem a ter um espaço on-line. E mais do que isso, os empreendedores viram-se obrigados a ter uma presença digital para ganhar concorrência. Portanto, a criação de um site passou a ser essencial e inevitável.

Entretanto, para ter visibilidade, de fato, não basta sair por aí fazendo uma página simples na Web e chamá-la de seu site. Com o avanço dos motores de busca e as atualizações dos fatores de ranqueamento do Google, como criar um site se tornou um trabalhão. Para ter relevância on-line seu site precisa ser bem estruturado, visualmente bonito e totalmente otimizado. Anotou? Agora vamos por partes!

Os primeiros passos de como criar um website

Antes de mais nada, tenha o seu negócio totalmente estruturado, com a definição exata de seus serviços e todo tipo de conteúdo que seu site irá conter. Esse primeiro planejamento será primordial para um trabalho mais assertivo na criação de site. Selecione, portanto, quais serão as páginas essenciais e materiais que deverão ser disponibilizados em cada uma delas.

Além disso, não se esqueça de já ter toda a identidade visual em mãos, como logotipo, cores e tipografias. Esse trabalho é feito por um designer e seguirá também o segmento do seu negócio. Somente com todas essas informações em mãos, siga para a construção de site do zero!

Leia mais também em: Criação de Site Profissional

Primeiro passo: o domínio do site

O registro de domínio é um dos primeiros passos para ter um site on-line. O domínio nada mais é do que o nome do seu site. É por meio dele que as pessoas entrarão em sua página na web. Mas atente-se para alguns detalhes: o domínio também é um fator de relevância do seu site. Portanto, saiba escolher com sabedoria. Não escolha nomes muito extensos e prefira os sufixos mais conhecidos, como “.com” e “.com.br”.

Para contratá-lo, é preciso saber se o nome está disponível para o registro e fazer o pagamento. Para isso, existem muitos outros sites que realizam o registro de domínio de web, como o Registro.br.

Segundo passo: a hospedagem

Possuir o domínio não é o suficiente para colocar seu site on-line. Ele é o nome, mas sua página precisa estar hospedada em algum lugar. Por isso, a hospedagem trata-se do armazenamento dos dados do seu site inteiro. Geralmente, as empresas de domínio também vendem a hospedagem e, portanto, é possível contratar os dois juntos. Atente-se apenas para o tamanho do seu site e o suporte da hospedagem. Por exemplo, sites muito grandes e carregados necessitam de uma hospedagem maior que ofereça espaço suficiente para que o site navegue sem sair do ar ou sem que ele fique lento demais.

Afinal, outro fator de ranqueamento no Google é a velocidade de carregamento do seu site. Quanto mais rápido seu website entrar as informações ao usuário, mais facilmente o Google reconhecerá seu domínio como bom e aumentará sua visibilidade em posicionamento.

Terceiro passo: o CMS e o layout

Como criar um website também precisará de um CMS. O CMS trata-se de um Content Management System, ou seja, um sistema para gerenciar todo o conteúdo disponível em seu site. Se você contar com um programador, provavelmente ele poderá desenvolver um do zero para você. No entanto, o mais usado é o WordPress, bastante recomendado e capaz de auxiliar também no ranqueamento do site.

Além disso, o layout deve ser desenvolvido com todas as informações de estrutura e conteúdo que você captou no início do projeto. Será primordial para o desenvolvimento do visual.

Quarto passo: pensando sempre em SEO

Desde a captação das informações iniciais do que irá conter em seu site é preciso pensar sempre em SEO. A estruturação de páginas, quantidade, conteúdo, formulários e muito mais. Tudo isso deve ser estratégico para o ranqueamento do seu site, a fim de aumentar sua relevância e visibilidade.

Portanto, para isso, contar com uma empresa especializada é a melhor opção. Isso porque, ao contar com desenvolvedores web, SEO, redatores e designers, como criar um website será mais assertivo e trará maiores resultados para o seu negócio.

Fale com o Multlinks para entender melhor o passo a passo dessa criação de site e como trabalhamos para fazer você estar no topo das pesquisas!

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!