Coronavírus x Marketing Digital: como encarar essa nova realidade?

Coronavírus x Marketing Digital

O ano de 2020 mal começou e já trouxe um grande desafio para o mundo todo: uma complicada epidemia que tem assustado a população de todos os continentes e abalando o funcionamento de todos os negócios. Estamos falando da Covid-19. Por sermos uma agência de Marketing, obviamente não podemos ficar alheios em relação ao que está acontecendo. Somos parceiros de empresas de diferentes portes e fizemos esse artigo pensando justamente nisso: em todos os empreendedores que estão preocupados com essa crise. Nesse embate Coronavírus x Marketing Digital, vamos te mostrar as melhores formas de cuidar do seu negócio.

Entendendo melhor a Covid-19

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias e diferentes doenças há muitos anos. De maneira geral, o vírus circula entre animais como morcego e roedores, porém, eles passam a infectar pessoas quando a convivência é muito próxima. Se isso não fosse o bastante, o Coronavírus sofreu inúmeras mutações espontâneas e aleatórias, dando surgimento ao novo vírus que acometeu a China no final de 2019.

Não existe ainda uma unanimidade entre os sintomas de Covid-19, mas os sinais mais associados a doença são os seguintes:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para respirar.

Como podemos ver, os sintomas são bem semelhantes a de um resfriado. Porém, a Covid-19 também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. De qualquer forma, é importante destacar que a doença precisa de mais estudos para que os especialistas possam confirmar os seus sinais.Outro detalhe importante e amplamente divulgado sobre o Coronavírus são os grupos de riscos, sendo que a parcela com mais vítimas fatais são os idosos.

O que o futuro reserva?

Sem dúvidas, estamos passando por um cenário de dolorosas incertezas. Bolsas estão em quedas, empresas precisam cortar gastos e pequenos negócios estão fechando as portas. Sabemos que essa instabilidade acaba por frear possíveis investimentos, mas precisamos enxergar a janela da oportunidade, mesmo que pequena.

Nesse cenário, a comunicação com o seu consumidor será um diferencial gigante e o Marketing Digital é uma das melhores ferramentas para isso.

Coronavírus x Marketing Digital: dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente

Nas últimas semanas, vimos claramente inúmeros exemplos de como o Marketing Digital pode ser usado nesse momento de crise – tanto para estratégias boas, quanto para colocações ruins. No caso do restaurante Madero, tivemos uma repercussão extremamente negativa. O Outback, por outro lado, conseguiu trabalhar bem a comunicação com o seu público.

Coronavírus x Marketing Digital: como lidar?

Essas duas situações ilustram muito bem como a Covid-19 pode impactar o seu negócio. Por isso, para evitar esse tipo de erros, veja as dicas que preparamos abaixo.

1. Humanize a sua marca

Sabe qual foi a principal diferença entre o Madero e o Outback? A humanização. Estamos em um período conturbado que ninguém esperava, e claro, todos nós estamos apreensivos. Diante disso, é fundamental que a sua marca leve bastante em consideração o lado humano nisso tudo. Portanto, pense em como a sua empresa pode contribuir e, ao mesmo tempo, demonstrar para todos que está engajada e fazendo a sua parte quando o assunto é conter os avanços da Covid-19.

Além disso, por que não mostrar os bastidores do seu negócio? Mostre para os seus clientes como a sua empresa segue todos os procedimentos de segurança. Se possui um restaurante, é ainda mais interessante filmar como tudo tem sido preparado justamente para tranquilizar as pessoas.

2. A sua marca tem presença online?

Depois que o estado de quarentena foi decretado, as pessoas estão optando por realizar todas as compras online. Um levantamento feito pelo site de Neil Patel, aliás, destaca que tivemos um aumento de 5% a 35% no tráfego de sites de empresas de variados setores desde o início do surto. Portanto, temos uma conclusão lógica: agora, mais do que nunca, a sua empresa precisa estar forte no mercado digital. Ou seja, você precisa ter um site bonito, com navegação otimizada, com conteúdo de valor e relevante para o seu público.

Lembre-se: se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles.

Mas vamos considerar que a sua marca já existe no ambiente digital e atua com uma certa frequência. Agora é o momento de realizar uma avaliação sincera em busca de melhorias. A sua marca está nas principais redes sociais? O site está funcionando direitinho? Tem o seu público-alvo bem definido e trabalhado?

Marketing Digital

3. Planejamento Estratégico

O planejamento de todas as estratégias de marketing digital para a sua empresa durante o coronavírus será baseado em um fator: o seu público-alvo! Não sabe muito bem como determinar esse tópico? Sites como a Rock Content e o Resultados Digitais possuem um Gerador de Personas. Não deixe de conferir.

4. Conteúdos relevantes

Quando falamos em Marketing Digital, é impossível não pensar em conteúdo. Afinal, trata-se de um dos pilares dessa área. Por isso, você precisa ter ao seu lado uma agência especializada em SEO – em outras palavras, ter um especialista em melhorar os resultados orgânicos do seu site.

Contudo, quando falamos em conteúdo, o foco não é única e exclusivamente em vender algum produto online. Existe uma abordagem indireta que pode ser um tiro certeiro: uma ajuda gratuita. Como assim? Pense em uma academia. As pessoas não pararam de fazer exercícios, certo? Aliás, elas precisam ainda mais. Então, por que não publicar dicas e vídeo aulas para todo o público? Quando a situação voltar ao normal, a sua academia com certeza será lembrada por quem se beneficiou do seu conteúdo.

5. Anúncios Online

Essencialmente, o Marketing Digital pede um investimento a longo prazo, contudo, há opções a curto prazo que podem ajudar nesse momento de crise. A principal delas é o anúncio em plataformas online.

6. Continue ligado nas mudanças

Todo mundo está buscando formas de driblar os efeitos do Coronavírus. Por isso, não deixe de acompanhar o que as pessoas estão fazendo e, se possível, evite saturação de conteúdo e informação.

Quer ajuda para trabalhar o Marketing Digital da sua empresa durante o Coronavírus?

As dicas que disponibilizamos nesse artigo podem sim ser executadas por uma pessoa, mas toda ajuda especializada é bem-vinda. Se gostou do nosso conteúdo, por que não marcar um call para avaliarmos as melhores opções para o seu negócio?

Nós somos a Multlinks, uma agência especializada em Marketing Digital e com mais de 11 anos de experiência. Ou seja, passamos por todas as transformações do conteúdo para internet da última década, e estamos a todo vapor para ajudar os nossos clientes a passarem por essa delicada fase.

Aguardamos o seu contato e nos falamos no próximo artigo!

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!