Não sei divulgar meu site: veja como gerar tráfego orgânico e pago

Como divulgar meu site? Dicas!

Sejamos honestos: prosperar no ambiente digital é complicado. Você precisa seguir inúmeros passos, administrar diferentes frentes… Nem sempre temos tempo, paciência ou conhecimento para isso. Uma das inseguranças mais comuns de quem está começando nesse meio é justamente essa: como divulgar meu site? Calma, esse artigo vai te mostrar que, embora complexa, uma boa divulgação não é impossível.

Como divulgar e onde divulgar meu site

Como tudo no marketing digital, a divulgação de um site envolve a conexão de inúmeros elementos. As estratégias dialogam entre si e precisam ser bem definidas para o sucesso da sua empresa! Lembre-se: não há fórmula mágica e não tem como trapacear nesse jogo.

Acima comentamos sobre como todas as estratégias de marketing digital estão conectadas, certo? Nesse e nos próximos tópicos, você entenderá melhor o que isso significa. O primeiro passo para divulgar o seu site é cadastrá-lo no Google, assim, o seu conteúdo aparecerá nas buscas feitas no mecanismo – isso é gratuito e pode ser feito clicando neste link.

Agora, vamos entender melhor quanto custa para divulgar o seu site e as opções disponíveis. Vamos lá?

Quanto custa divulgar meu site?

Essencialmente, existem duas principais formas de gerar tráfego para o seu site: de maneira orgânica e de maneira paga. Muitas empresas investem nas duas frentes, uma vez que, quando bem executadas, elas são complementares.

Divulgando o seu site de forma orgânica

Quando falamos de divulgação orgânica, estamos falando das técnicas de SEO. Se não recorda muito bem o que isso significa, veja esses artigos: O QUE SÃO PALAVRAS-CHAVE? APRENDA COMO ESCOLHER A MELHOR e ANÁLISE DE RANKING SEO: FATORES DETERMINANTES PARA MELHORAR O POSICIONAMENTO NAS BUSCAS ORGÂNICASEm síntese, para que o seu site conquiste visitas orgânicas, ele precisa reunir diferentes coisas:

  • Um layout que favoreça a experiência do usuário, ou seja, um site intuitivo e de fácil acesso;
  • Conteúdo com informação relevante e otimizado para os mecanismos de buscas (uso de palavras-chave, por exemplo);
  • Investir em linkagem interna e externa;
  • Um blog para criar um canal de comunicação mais pessoal com o seu público.

 

trafego-organico

Quando um usuário realiza alguma pesquisa no Google, os sites mais bem colocados são os que mais atraem tráfego orgânico, afinal, eles aparecem primeiro. Infelizmente, alcançar as primeiras colocações não é simples. Seguindo os três itens apontados acima, as chances aumentam consideravelmente – mas esse trabalho deve ser CONSTANTE.

Por outro lado, aumentar o volume do tráfego orgânico não depende de pagamento, somente de trabalho árduo e conteúdos de qualidade.

Para empresas com mais pressa, existe uma forma de aparecer melhor nas pesquisas, mas envolve investimentos: estamos falando do tráfego pago.

Investimento a curto-prazo: gere visitas por meio do tráfego pago

Diferente do tráfego orgânico, o pago consiste em toda promoção que deve ser paga para aumentar o número de acessos no seu site. Um bom exemplo são os anúncios no Google AdWords, onde o seu conteúdo recebe um ótimo destaque independentemente do ranqueamento. Em outras palavras, a sua página aparece mais vezes e nas melhores posições.

trafego-pago

Outra fonte bastante usada de tráfego pago são as redes sociais, como Facebook Ads ou Instagram Ads. Nelas, você “patrocina” ou “impulsiona” uma publicação, e ela será vista por mais usuários – inclusive por aqueles que sequer seguem a sua página.

A estratégia paga é interessante e sim, vale a pena contanto que seja usada com sabedoria.

Qual é a melhor opção para divulgar o meu site?

O mais indicado é a combinação das duas. O conteúdo bem produzido – voltado para o tráfego orgânico – pode conquistar e até mesmo fidelizar os usuários que chegam por meio dos anúncios. Isso sem contar que as duas estratégias vão ajudar a ampliar a presença do seu negócios nos mecanismos de buscas e nas redes sociais.

Se gostou do nosso artigo sobre como divulgar um site, curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de acompanhar nosso blog, postamos, mensalmente, dicas para quem busca entender um pouco mais sobre o vasto universo do marketing.

Até a próxima!

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!