Estratégias de Marketing Digital: Qual é a ideal para você?

estratégias de marketing digital

As Estratégias de Marketing Digital estão cada dia mais presentes em empresas de tamanhos e segmentos diferentes. Elas são fundamentais para atrair clientes, gerar relacionamento, fortalecer sua marca e, claro, vender mais!

Hoje, mesmo empresas que trabalham apenas off-line precisam ter presença online e usar ferramentas de Marketing Digital para manter a competitividade.

A jornada percorrida pelo consumidor até o momento da compra varia de acordo com o nicho, mas não consiste mais apenas na presença física na loja e no relacionamento com o vendedor. Dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas revelam que pesquisar na web, antes de efetivar a compra, é um hábito de 47% dos brasileiros com acesso à internet. 

Saiba mais sobre as principais Estratégias de Marketing Digital e como implantá-las em seu negócio para aumentar as vendas e o lucrar mais!

Quais Estratégias de Marketing Digital devo usar?

Antes disso, é importante entender o que é Marketing Digital e como ele vai ajudar o seu negócio.

O conceito de Marketing Digital é a disciplina de Marketing aplicada ao ambiente digital e possui muitas peculiaridades. Isso envolve:

  • Presença digital com site profissional;
  • Uso qualificado dos dispositivos móveis;
  • Conteúdo relevante nas Redes Sociais;
  • Publicidade segmentada;
  • Atração de leads/clientes, e muito mais.

Antes de listar quais as Estratégias de Marketing Digital que você precisa para alavancar seus negócios, vamos explicar tudo sobre Marketing Digital!

Quem é o seu público?

cliente da empresa

O primeiro passo é conhecer seu público. Vamos lá?!

– Quem é seu público? Onde ele mora? Qual a faixa etária?

– Você realmente conhece seu público? O que ele gosta de fazer? O que ele não gosta?

– Quais as dores do seu público e, principalmente, quais os problemas relacionados ao seu produto ou serviço?

– Como seu público encontra seu produto ou serviço?

– Por que ele prefere seu produto ou serviço?

– Quem são seus concorrentes e qual é aquela empresa modelo para sua marca? O que eles fazem de positivo e de negativo?

Não conseguiu responder algumas delas ou ficou na dúvida? Converse com seu público, e anote todas as respostas.

Faça pesquisas de satisfação, observe o comportamento, analise as menções da sua empresa e converse com os vendedores.

Conhecer quem consome seu produto ou serviço é fundamental para otimizar seus investimentos, reduzir gastos e vender mais!

Aprenda mais sobre o perfil do seu cliente com nosso artigo:

Definição de Persona: Como criar uma para a sua empresa?

Melhores Estratégias de Marketing Digital

Com essas informações em mãos, definir quais as Estratégias de Marketing Digital que se encaixam em seu trabalho o torna mais eficaz.

Você precisa conhecer profundamente sua empresa, seu produto ou serviço e, principalmente, seu público para definir quais as escolhas certas. Que tal conhecermos as principais Estratégias de Marketing Digital?

Site Profissional

O site é uma das principais Estratégias de Marketing Digital, mas exige alguns cuidados para gerar resultados.

Prefira sites com design exclusivo e diferenciado, que ofereçam usabilidade ao seu cliente e que tenham fácil gerenciamento, para tornar seu dia a dia mais dinâmico. Além de tudo, os sites ainda precisam ser responsivos, oferecendo maior navegabilidade e engrandecendo sua marca também em dispositivos móveis.

Os sites podem ser institucionais, com informações sobre a empresa, os produtos e serviços, mas também podem contar com lojas virtuais, ampliando seus canais de vendas e gerando mais lucro.

Landing Page

Além disso, uma das melhores Estratégias de Marketing Digital são as Landing Pages. Esse formato consiste em uma página online exclusiva para atrair visitantes e captar informações importantes para das vendas, como e-mail e telefone.

As Landing Pages podem ser usadas para:

  • Promoções;
  • Captação de novos clientes;
  • Oferta de descontos exclusivos etc.

Elas são o início de muitas Estratégias de Marketing Digital de sucesso!

Confira também:

Landing Pages: Como usá-las para captação de clientes

SEO

Sites de qualidade também são otimizados, ou seja, utilizam um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como Google e Bing.

Chamado de Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, os sites otimizados possuem carregamento mais rápido, leitura simplificada e são encontrados mais facilmente na web.

Leia mais em:

Análise de Ranking SEO: Fatores determinantes para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas

Links Patrocinados

Outra das mais poderosas ferramentas do Marketing Digital, os chamados Links Patrocinados são ótimos para gerar tráfego e conversões para seu site.

Essa é uma nova forma de fazer publicidade, atingir o cliente certo e estar sempre entre as primeiras opções dos clientes!

Se você tem dúvidas sobre como fazer anúncios pagos na internet, aproveite para ler o nosso artigo:

O que devo analisar antes de anunciar no Google?

E-mail Marketing

O Marketing Digital ainda engloba o E-mail Marketing, que oferece a oportunidade da sua empresa conversar diretamente com o seu cliente e mantê-lo conectado as suas estratégias. Não abra mão de tê-lo como aliado ao seu negócio, pois é um meio de atrair conversões e vendas. 

Aprenda a fazer um poderoso correio eletrônico em:

Como fazer um E-mail Marketing: Estratégias para atrair clientes

Redes Sociais

Aqui a dica é: esteja onde o seu cliente está. Muitas vezes, você investe uma fortuna em anúncios no Facebook e não recebe retorno porque não percebeu que o seu público está no Instagram ou LinkedIn, por exemplo.

O conteúdo exclusivo das Redes Sociais gera um relacionamento forte e duradouro com seu público.

Usar estratégias de Marketing Digital em seu negócio é ter diferencial competitivo, ampliar seus lucros e fortalecer sua marca.

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