Ferramentas do Google que são úteis ao seu Negócio

Ferramentas do Google

As Ferramentas do Google são criadas com o intuito de facilitar o dia a dia tanto das Pessoas Físicas quanto Jurídicas. Elas são desenvolvidas após muitos estudos e permitem automatizar inúmeras tarefas.

Neste artigo, nós vamos te ajudar a entender como funcionam os principais serviços do Google e como você pode usufruir dos seus benefícios.

Conheça as Principais Ferramentas do Google

A empresa investiu em centenas de ferramentas que você pode aproveitar em seu negócio. Nós listamos as mais populares, e que agregam estratégias ideais para atingir os resultados esperados.

Elas são indicadas para diferentes etapas da sua rotina, que vão desde o planejamento até a mensuração dos resultados alcançados online.

Alertas do Google

google alertas

O Alertas é um mecanismo muito útil para quem deseja analisar as últimas notícias, reportagens, eventos e artigos publicados, que sejam relacionados a sua empresa, segmento ou palavra-chave.

Basta inserir uma palavra-chave e definir:

  • Frequência: Uma vez ao dia, quando disponível ou no máximo uma vez por semana.
  • Fontes: Automaticamente, Notícias, Blogs, Web, Vídeos, Livros, Discussões ou Finanças.
  • Idioma;
  • Região: Por País;
  • Quantos: Somente os melhores resultados ou todos.

Alternar os filtros te permite criar estratégias que sirvam para entender as novas tendências de mercado, qual a realidade atual do seu segmento, bem como promove novas ideias para conteúdo em seu site/blog.

AdMob

Se sua empresa deseja investir em criar aplicativos e ter uma fonte de renda com eles, não deixe de conferir tudo que o AdMob tem a oferecer.

A Ferramenta do Google oferece uma série de comodidades aos usuários como:

  • Insights:
  • Kit de negócios para os desenvolvedores de apps:
  • Série de entrevistas.

Os dados divulgados demonstram que mais de 1 milhão de aplicativos já foram desenvolvidos com a ajuda do Google.

Para começar a criar aplicativos com o AdMob, você precisa fazer uma breve inscrição com sua conta Gmail (serviço de e-mail da Google).

Ads

google ads

A publicidade ganhou novos ares com os investimentos pesados do Google em oferecer aos usuários a possibilidade em vincular Links Patrocinados com um direcionamento mais assertivo quanto ao público-alvo e a localidade.

Antigamente, o Google Ads era o Google Adwords. Apesar da mudança de nome e de layout, a ideia continua a mesma: Vender seu peixe online de forma mais prática e assertiva.

Algumas mudanças foram feitas para melhorar a experiência do usuário. Uma delas é o Smart, que contribui para que pequenos empresários possam investir mesmo com pequenos valores.

Ad Manager

Construir um anúncio ideal ao potencial cliente do seu negócio não é uma tarefa fácil, pois a maioria das pessoas rejeitam a publicidade que aparece em sites e blogs.

Como contribuir para que os anúncios não sejam chatos ou invasivos foi (e continua sendo) um desafio. No entanto, essa tarefa ficou mais fácil com o Google Ad Managerque foca em oferecer ao usuário um anúncio melhor, o que significa perda de espaço para aqueles pop-ups que atrapalham a leitura e, por vezes, faz com que o usuário perca o interesse em permanecer em seu site.

A ideia é deixar os anúncios mais relevantes e amigáveis.

Marketing Plataform

Desde 24 de julho, os profissionais que utilizavam o DoubleClick e o Google Analytics 360 passam a usufruir dos recursos dessas ferramentas em um mesmo ambiente: O Google Marketing Plataform.

Ela é ideal para os profissionais de Marketing, que podem oferecer processos mais inteligentes com resultados que podem ser mensurados o tempo todo. Nesse novo ambiente é possível:

  • Controlar os investimentos em campanhas pagas;
  • Conhecer melhor o seu público-alvo;
  • Analisar dados em um mesmo lugar.

Deste modo, sua empresa não só garante presença no mundo digital como pode planejar e executar ações direcionadas.

Leia mais: Como melhorar a sua conversão

Agenda


Todo empresário sabe que o planejamento é crucial para definir os objetivos que se deseja alcançar. O Google Agenda é um facilitador para organizar, de forma mais intuitiva, os afazeres da sua rotina.

Para ter acesso, basta utilizar uma conta Gmail. O melhor que tudo que fizer em seu calendário pode ser compartilhado com sua equipe. Assim, todos os projetos podem ser inseridos e organizados em um mesmo espaço, inclusive com fácil uso via smartphone.

Campanhas do Google Shopping

google shopping

Provavelmente, você já deve ter visto o Google Shopping ao utilizar o Chrome. Para quem tem um e-commerce, a visibilidade gera um tráfego maior em seus produtos e, consequentemente, melhora suas vendas.

A campanha é montada dentro do Google Ads pelo caminho: Campanha – Shopping. Insira um nome ou use um de um anúncio anterior, o ID, País de Venda, Prioridade da Campanha e Filtro do inventário.

Lembre-se de que o Google Shopping está vinculado ao Google Merchant Center.

Drive

google drive

O Google Drive também está sincronizado com uma conta de E-mail do Gmail. Logo, antes de utilizá-lo, você precisa acessar a sua conta.

Se você já utilizou o Pacote Office da Microsoft sabe que vários documentos podem ser criados com esses recursos. A estratégia da Google é oferecer produtos semelhantes com a vantagem de se ter um backup online diretamente em seu e-mail.

É possível utilizar:

  • Documentos;
  • Folhas de cálculos;
  • Apresentação;
  • Mapas.

Além disso, você pode associar também os aplicativos disponíveis no Web Store do Chrome.

Formulário Google

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O Formulário faz parte do Drive e é uma ferramenta do Google que você pode aproveitar para fazer pesquisa com seu público-alvo e identificar quais soluções a sua empresa é capaz de oferecer.

Você precisa criar um nome, breve descrição e elaborar uma sequência de perguntas e campos de respostas, que podem ser repostas curtas, parágrafos ou múltipla escolha. Outros recursos disponíveis são: adicionar imagens, vídeos, novas seções, pontuações, data e hora.

Há inúmeras estratégias que você pode adotar para coletar dados importantes que contribuem para o lançamento de um produto/serviço, inscrição para um evento etc.

Fotos

google fotos

O Google Fotos possibilita o armazenamento de fotos na nuvem. Isso te ajuda a ter um espaço mais organizado para seus arquivos fotográficos. Ele também está integrado ao Gmail.

É possível organizar as suas fotos em álbuns e compartilhá-los com a equipe. Além de montar filmes, colagens e animações com elas.

Google Meu Negócio

google meu negócio

Definitivamente, se sua empresa é física, vale a pena se cadastrar no Google Meu Negócio, pois todas as vezes em que alguém pesquisar pelo nome da sua empresa, telefone ou endereço, todas as informações aparecerão em destaque no Google.

Ainda é possível responder a comentários, publicar fotos reais do seu empreendimento e monitorar de onde vem o público que está acessando sua página empresarial.

Vantagens de adicionar a Empresa no Google

Visibilidade atrai mais conversões e, consequentemente, consegue promover mais os seus produtos e serviços.

Hoje em dia, quanto mais intuitivo for um resultado, mais o usuário ficará satisfeito. Lembre-se que a experiência dele é o foco do Google.

Merchan Center

É a ferramenta que você utiliza para cadastrar todos os produtos que você deseja vender em suas campanhas no Google Shopping.

Para simplificar mais ainda: é a vitrine online dos seus produtos.

Google Trends

google trends

Falamos sempre sobre a importância de utilizar as palavras-chave tanto para SEO quanto para os Links Patrocinados, pois são elas que unem a busca de um usuário com os melhores resultados.

Mas diante de tantas possibilidades, você pode se sentir perdido na hora de escolher entre um o outro termo. É para auxiliar em sua escolha que foi criado do Google Trends.

A ferramenta permite uma comparação entre dois ou mais termos e os resultados apresentam gráficos e mapas com pesquisa por região.

Há filtros para escolher em qual país, período, categoria, pesquisa na Web, Google Notícias, Shopping e YouTube.

Google Search Console

google search console

Indispensável é a palavra que melhor define o Google Search Console. Com ele, você consegue saber quantos cliques o seu site recebeu, em quais páginas, total de impressões, entre outras funcionalidades.

Se você quer se destacar no Google é necessário entender como ele está enxergando o seu site. Inclusive, a ferramenta aponta erros que estão atrapalhando a sua performance.

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