O SEO é um dos pilares mais importantes para estratégias de Marketing Digital. Afinal, com cada vez mais empresas investindo nesse tipo de recurso, é preciso encontrar formas de vencer os seus principais concorrentes e conquistar a tão sonhada boa colocação nas pesquisas orgânicas nos mecanismos de busca. Uma das formas de mensurar e aperfeiçoar os resultados de seus clientes são com as ferramentas para SEO. Com elas, você consegue entender melhor como a Otimização para Motores de Busca funciona e identifica como utilizá-la para alavancar as suas páginas na Web.
66 Ferramentas para SEO e estratégias de Marketing Digital
Trabalhar com SEO não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Exige estudo constante e atenção a qualquer novidade anunciada pelo Google. Mas você sabia que existem inúmeras ferramentas de SEO capazes de facilitar um pouco o seu trabalho?
O SEMrush é uma das ferramentas mais completas de SEO, disponibilizando uma série de funções para otimização de busca. Nele, você consegue relatórios sobre o desempenho de domínios e suas páginas específicas. Além disso, o SEMrush também oferece kits de ferramentas para SEO, que te ajudam na definição de palavras-chave, avaliam o nível de SEO do seu conteúdo, entre outras vantagens.
Em suma, ao investir no SEMrush, você terá acesso aos seguintes benefícios:
Análise de tráfego orgânico;
Palavras-chave;
Backlinks;
Tráfego Pago;
Mídia Display;
Classificações;
Comparar palavras-chave e backlinks de domínios;
Pesquisar palavras-chave para focar em posts e páginas;
A MOZ, assim como o SEMrush, traz muitas funcionalidades para te ajudar em estratégias de SEO.
Você pode escolher a Moz Pro, que é pago e oferece soluções mais completas e te ajuda a encontrar oportunidades de crescimento em SEO; ou o Open Site Explorer, uma vertente gratuita da MOZ, especialmente utilizada para checar duas métricas fundamentais: autoridade da página e autoridade do domínio.
Se optar pela Moz Pro, esses são os serviços contratados:
Inicialmente, o Ahrefs era uma ferramenta de SEO voltado para link building, incluindo gestão e análise de backlinks, mas que com as constantes mudanças na área, acabou expandindo – consideravelmente – os seus recursos.
Atualmente, para muitos, a ferramenta de SEO off-page possui o banco de dados mais completo entre as opções de SEO. Em sua lista de serviços, há muitas funções que te ajudam a desenvolver um conteúdo mais assertivo para o seu negócio.
Infelizmente, ainda não é possível utilizar a ferramenta de maneira gratuita, mas sem dúvidas, ela vale o investimento, pois você terá acesso:
Com o Majestic SEO, você consegue fazer relatórios sobre backlinks, Keywords e levantar informações relevantes de seu site com apenas uma URL. Essa ferramenta tem ganhado mais destaque por oferecer dados valiosos e atualizados por um preço justo.
Os pacotes variam de acordo com os seus valores. É possível contar com as funcionalidades do Majestic de forma gratuita, ou assinar uma conta premium e explorar todas as possibilidades que a empresa dispõe.
Em síntese, os principais benefícios da ferramenta Majestic são:
O Google Analytics é a ferramenta de análise de SEO mais popular, sendo a principal opção para sites e aplicativos. O Analytics é tão completo que possui análise de público, dividida em quantidade de visitantes, informações demográficas, geográficas, interesses e comportamento.
Além disso, existe também a análise de aquisição, onde é possível verificar quais são as fontes de tráfego como orgânico, pago, referência e direto. Outra funcionalidade bacana é a análise de comportamento, nela é possível verificar o fluxo de usuários no site, páginas mais visitadas, velocidade do site, pesquisas internas, eventos e testes A/B. O monitoramento de conversões entra como um diferencial, é possível saber se a pessoa enviou um formulário ou abriu links.
O Google Search Console é uma ferramenta complementar ao Google Analytics. Antigamente conhecido como Webmaster Tools, o Search Console é voltado para pesquisa e otimização de sites e palavras-chave selecionadas por você. Sem dúvidas, essa ferramenta é indispensável para profissionais que atuam com SEO.
Com o Search Console, é possível analisar desempenho, rankeamento de palavras-chave, CTR e impressões. Além disso, você pode checar erros de páginas, sitemaps, robots e até mesmo dispositivos móveis. Existe uma ferramenta de checagem de backlinks, mas não é muito precisa.
O Yoast é um plugin de WordPress focado em otimização de conteúdo. Entre as suas funcionalidades, podemos destacar a opção de editar Título e descrição da página; executar análise de conteúdo para SEO e para a legibilidade (tamanho do texto, palavras de transição e tamanho das sentenças). Além disso, o Yoast pode gerar sitemaps, canonical tag automáticas e schemas de Website e Local Business, permitindo editar .htaccess e robots.txt.
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O Keyword Planner é a ferramenta ideal para quem precisa descobrir as melhores palavras-chave para sites e blogs. O Planner é integrado ao AdWords, e possibilita uma boa noção de quais termos trabalhar. É uma ferramenta mais simples, quando comparada às alternativas pagas, mas os seus dados continuam úteis.
O Rank Math é um alternativa ao Yoast. Como diferencial, ele apresenta algumas funcionalidades adicionais, como: rastreamento de posições, mais configurações de Schemas, permite a adição alt em imagens que não possuem, fornece sugestão de palavras-chave do Google e links internos, possibilita a criação de redirecionamentos, realiza análise de erros 404 e adiciona nofollow para links externos.
O Ubersuggest é uma ferramenta criada pelo Neil Patel, um dos principais expoentes de SEO no mundo. O Ubersuggest é uma excelente opção para definir palavras-chave e analisar tráfego de sites. A ferramenta é atualizada constantemente, por isso, fica mais complicado elencar todas as suas funcionalidades. Com o tempo, a tendência é que ela se torne uma alternativa gratuita ao SEMRush.
Perfeito para análise de sazonalidade e tendências. O Google Trends possui informações a partir de 2004 e hoje conta com análise geográfica e termos relacionados.
Um crawler que te ajuda a encontrar links quebrados, analisar title e description, robots.txt, páginas duplicadas e outros. A versão gratuita permite rastrear até 500 URL’s, mas existe uma paga sem limites.
Ferramenta disponibilizada pelo Google que realiza análise de velocidade e performance dos sites em Desktop e dispositivos móveis. Os relatórios de desempenho apontam erros de dimensionamento de imagens, redução de código e otimizações de servidor.
Alternativa para o PageSpeed Insights, o GTMetrix possui uma análise de otimizações e tempo de carregamento com base no PageSpeed e YSLOW. Seus diferenciais são as dicas mais detalhadas e possibilidade de exportar o relatório para PDF.
Uma das ferramentas de marketing digital mais completas. O RD Station foi desenvolvido pela Resultados Digitais, empresa brasileira especializada em marketing digital. Essa ferramenta permite analisar o funil de marketing e vendas, palavras-chave, gerenciar contatos; criar landing pages, testes A/B e e-mails marketing. É uma plataforma completa para quem deseja investir em marketing digital.
Extensão para o Chrome também desenvolvida pela Moz. Com ela é possível checar a autoridade da página e domínio, comparar métricas de links, destacar palavras-chave, diferenciar links follow e nofollow e exportar dados da SERP para CSV.
O SEOquake é uma extensão para Chrome que altera a SERP. Ela exibe os principais dados dos sites que estão rankeados, como por exemplo a data de cache do Google, quantidade de backlinks, idade do domínio,quantidade de likes no Facebook, tráfego orgânico e compartilhamentos no Pinterest.
Outras funcionalidades interessantes são: análise de dificuldade para rankear com a palavra-chave, exportação de dados para CSV, quantidade de links internos, externos, densidade da palavra-chave.
Uma ferramenta freemium que oferece uma solução completa. O WooRank permite analisar tráfego de redes sociais, mobile e backlinks. Além de realizar auditorias de conteúdo, estrutura e codificação.
Um site essencial para quem não possui verba ou ainda possui algum receio de investir em ferramentas de marketing. O Pre Post reúne ferramentas para checar conteúdo (plágio, palavras-chave e backlinks), domínios (autoridade, sitemap, malware) e performance (minificar código, xml, recortar imagens).
O Haro é um serviço online indicado para jornalistas que precisam de especialistas para embasar seus artigo. A plataforma conta com mais de 800.000 fontes e 55.000 jornalistas. Jornais como The New York Times e Reuters já estão utilizando.
Whois (gratuito)
O Whois serve para encontrar o dono de um domínio, o servidor DNS, a data de contratação e qual a hospedagem. O recurso é muito útil para quem deseja contratar um domínio ou acaba de receber um novo cliente. Existem diversas empresas que oferecem essas informações.
Ferramenta que permite verificar quantos compartilhamentos uma URL teve. Muito útil para verificar se um artigo se tornou viral ou comparar com concorrentes.
Site que permite pesquisar o volume de buscas, CPC e nível de competição para uma palavra-chave. No entanto, buscas em português ainda não trazem todos os dados.
O Whitespark possui ferramentas que te ajudam a divulgar sua empresa local. Com uma delas, é possível gerar link de avaliação para o Google Meu Negócio. Muito útil para restaurantes e comércios locais.
O Wayback Machine possui um acervo de livros, músicas e registros de sites. Essa última função é muito útil para mostrarmos as mudanças de um site. Abra o Web e veja a mudança do Youtube ao longo dos anos, por exemplo.
Um dos plugins de WordPress mais populares de SEO. Permite criar Sitemaps, gerenciar robots.txt, editar Title e Description, possui integração com o WooCommerce.
Uma ferramenta para SEO muito útil para quem planeja um disparo de e-mail marketing. Basta enviar para o usuário gerado no momento em que você entra no site e os pontos de melhoria serão exibidos.
Velocidade de carregamento é um dos fatores de rankeamento do Google e um dos maiores incômodos para quem navega pelo celular. O TinyPNG permite compactar imagens nos formatos JPG, JPEG e PNG, proporcionando uma redução de espaço ocupado de até 90%, sem perdas. A versão sem registros permite compactar 20 imagens por acesso e a API libera até 500 imagens por mês.
Uma das soluções mais conhecidas em e-mail marketing. O Mailchimp possui templates, criador de de e-mails segmentação, automação, filtro de spam, integração com RSS e relatórios completos. A versão gratuita permite gerenciar até 2.000 contatos.
Ferramenta para análise de estrutura do site. Title, description, organização das heading tags, repetição de palavras-chave, atributos de imagens e links, tags semânticas, aria e muitos outros.
Encontre palavras-chave relacionadas e exporte para o seu computador. Apesar de ser uma ótima ferramenta, o Keys4Up ainda não possui suporte para o português.
Plugin do WordPress para compactar imagens. A versão gratuita possui um nível de compressão baixo e pausas durante a compressão em massa. Já a paga não possui limites de uso, contém CDN e outros recursos.
Ferramenta do Google para gerenciamento de tags e criação de eventos. Com ela, você consegue inserir todos os snippets do Google, Pinterest, Quora e Twitter.
Os dados estruturados servem de marcação para os mecanismos de busca. Você consegue informar coisas como o telefone da empresa, local, horário de atendimento. Entretanto, muitas vezes os códigos não funcionam como deveriam. Por isso, o Google disponibilizou uma ferramenta para testes.
Sistema criado pela Multlinks para monitoramento de posições e palavras-chave. Atualmente, possui integrações com o Google Analytics, Ads e SEMRush. Disponível para todos os clientes que possuem SEO contratado com a agência.
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Sem dúvidas, essas ferramentas para SEO serão de grande ajuda para melhorar os resultados do seu site. No entanto, para objetivos maiores, contar com uma ajuda especializada é sempre uma ótima opção, não acha?
Nós, da Multlinks, trabalhamos com soluções de Marketing Digital há mais de 10 anos, acompanhando todas as novidades e prezando por um atendimento de qualidade e transparente. Somos mais do que uma agência, somos um MultAgência.
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