Google retira coluna do lado direito nos Links Patrocinados!

google-retira-coluna-lado-direito-nos-links-patrocinados

Como podemos perceber ao pesquisar, o Google mudou drasticamente os seus resultados na última semana. Com isso o Google passa a exibir anúncios apenas no topo das páginas (4 anunciantes do lado esquerdo) e no seu rodapé (em torno de 3 anúncios), reduzindo de forma significativa a quantidade de anunciantes na primeira página. Essa mudança será aplicada em todo o mundo, e estava em análise desde 2010 pelos engenheiros do Google.

Aparentemente, essas mudanças vão beneficiar apenas empresas com orçamentos diários maiores. O Google alega que o novo layout é capaz de fornecer resultados mais relevantes para pessoas. E assim será necessário um melhor desempenho para os anunciantes (e consequentemente um melhor desempenho das agências).

 

Ainda é cedo para diagnosticar o que essa mudança vai impactar, mas podemos listar algumas mudanças de acordo com a nossa experiência:

– Aumento de CPC

Com a diminuição de anunciantes, o leilão vai ficar cada vez mais agressivo, para permanecer entre os 4 primeiros, automaticamente o valor de clique terá que ser aumentado.

– Término mais rápido do orçamento diário

Com o aumento do valor de clique, os anúncios tendem a ficar menos tempo no ar.

– Importância do índice de qualidade

O aumento do CPC será inevitável, mas como sabemos, ter um site de qualidade também é um fator de melhoria no posicionamento. O Google vai priorizar sites com conteúdo de qualidade, ter um site moderno será mais um fator decisivo para não sentir o impacto dessa mudança negativamente.

– Maior navegação dos usuários

Com essa diminuição, os usuários serão obrigados a navegar em mais páginas e vão começar a fazer pesquisas na segunda e terceira página, o que antes praticamente não acontecia.

– Maior importância ao SEO (otimização de sites)

Com o aumento da navegação nas páginas seguintes, ter um site bem posicionado na busca orgânica será cada vez mais importante para aumento de faturamento, com esse diagnóstico, podemos prever um aumento (e necessidade) das campanhas orgânicas, o mercado prevê um aumento de 25% nesses investimentos que serão cada vez mais rentáveis.

– Abertura de concorrência (para o Google)

Com essa mudança, (que aos nossos olhos aparenta ser altamente comercial para o Google), pode ser que com o passar do tempo os usuários migrem para outros buscadores se os anunciantes fizerem o mesmo. O Bing é bem estruturado e com grandes possibilidades de crescimento caso a Microsoft invista tempo e dinheiro.

O mais importante, é que estamos trabalhando em conjunto para manter as campanhas com bons resultados, nossa equipe tem se empenhado cada vez mais para nos manter atualizados e com foco em atendimento e desempenho. Estamos á total disposição para eventuais esclarecimentos.
Vinicius Muniz (CMO)

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!