Hreflang – A Tag para quem quer expandir os idiomas de seu conteúdo

Hreflang - Saiba mais

O Marketing Digital é um universo muito vasto e, infelizmente, algumas vezes pouco explorado por falta de informação. Existem inúmeras funções que são pouco utilizadas e que podem fazer diferença no sucesso do seu negócio. No artigo de hoje, vamos falar de um tópico interessante para empresas que desejam expandir o seu conteúdo para outros idiomas e países. Saiba tudo sobre a Tag Hreflang!

O que é Tag Hreflang?

Lançado pelo Google em 2011, o atributo hreflang possibilita que você mostre aos mecanismos de pesquisa qual é a relação entre páginas da Internet em idiomas alternativos. Em outras palavras, ele é excelente quando você desenvolve um conteúdo específico para um público local.

Basicamente, a Tag acrescenta um sinal aos buscadores no momento em que um usuário está realizando uma consulta em determinado idioma e espera achar um resultado nessa língua, em vez de uma página com conteúdo parecido em outra.

Está confuso? Calma, a gente explica: se você desenvolver uma versão em inglês da home de seu site em português, é preciso marcá-la como “inglês” utilizando hreflang = “en” para que as pessoas que tenham um endereço IP que o buscador acredita ser de um país da língua inglesa vejam a página em inglês, em vez de português.

Uma medida simples como essa pode diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar as suas conversões, garantindo que seu público-alvo encontre a versão da sua página mais apropriada.

Além disso, o Hreflang também é usado para mostrar que você tem conteúdo para variantes de um único idioma. Assim, é possível segmentar melhor as suas páginas.

Exemplo: para a Espanha, a hreflang é “es-es”, enquanto no México, seria “es-mx”. Essa é uma alternativa bem útil para filtrar geograficamente os usuários.

A Hreflang impacta no rankeamento?

Não. Diretamente falando, a Hreflang não influencia no aumento de tráfego no seu site. Entretanto, ela ajuda a entregar o conteúdo certo para os usuários certos. Ou seja, impulsiona a assertividade do seu trabalho.

Onde o SEO Internacional entra nisso?

O assunto deste artigo traz uma outra importante pauta: como funciona o SEO Internacional? Quando falamos nisso, o primeiro pensamento de qualquer pessoa é como atingir pessoas de outros países com o seu site, certo? Contudo, saiba: a internacionalização de um website não gira em torno somente de sua tradução para uma outra língua. Para conquistar bons resultados com SEO mundialmente, é preciso seguir algumas exigências:

1. Hreflang Tag (como você pode ver a partir deste post);

2. o endereço da URL usado no seu domínio;

3. o conteúdo feito para o público-alvo de acordo com a sua localização e idioma.

É importante reforçar que caso os conteúdos dos sites sejam apenas traduções, eles serão considerados irrelevantes para o público-alvo de outro país. Isso porque eles devem levar em consideração outros aspectos além da língua, como a cultura, economia e comportamentos. Por essa razão, devemos compor outra estratégia quando o objetivo é o alcance mundial.

Nesse caso, a URL é o item mais essencial para adaptação, já que fará o Google entender o país e o idioma de um site. Portanto, uma URL pode ter um country code top-level domain, subdomínio ou subdiretório.

O que achou do nosso artigo sobre a Tag Hreflang? Entendeu melhor o assunto? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!