O CONSUMIDOR NAS REDES SOCIAIS

o-consumidor-nas-redes-sociais

     Antes de falarmos diretamente sobre o comportamento do consumidor e na pesquisa de mercado propriamente dita, é necessário uma introdução do quanto o consumo está presente na vida das pessoas. Cada indivíduo da sociedade consome de acordo com sua cultura, seu poder aquisitivo, fatores ambientais, situacionais, seus estímulos de marketing e seu estilo pessoal de vida. Essa relação do indivíduo com o consumo, envolve questões dinâmicas, permitindo que através dessa relação estabelecida com os produtos, sejam construídas identidades e tribos, fazendo com que as relações sociais sejam estabelecidas, mantidas ou até mesmo rompidas.

     Muitos fatores foram se atualizando com o passar do tempo, inclusive a forma e frequência em que realizamos as nossas compras. Devido essas mudanças, não temos como negar que as redes sociais mudaram nossas formas de interagir. Embora antigamente o comportamento do consumidor era restrito devido ao pouco acesso à internet, atualmente, as empresas também estão participando das redes sociais, fazendo o consumidor interagir diretamente através das ferramentas de marketing. Com essa interação digital, as empresas recebem um feedback direto de seus clientes, sendo positivo ou negativo, podemos considerar uma possibilidade a mais na concretização da venda e melhorias dos produtos oferecidos.

     Quando concretizada a venda, um dos primeiros estímulos do consumidor satisfeito é publicar nas redes sociais sobre a sua satisfação pessoal com a empresa. Em caso de reclamações, a publicação também causa um grande impacto, pois através dela, poderá influenciar na decisão de outros possíveis clientes. As redes sociais influenciam muito no seu público, o que faz com que comprovemos que cada vez mais que os usuários presentes nas redes sociais estão ajudando no aperfeiçoamento do trabalho das empresas.

     A partir do entendimento dessas informações, é possível traçar estratégias para conhecer o comportamento do cliente e depois de compreender o perfil do consumidor, é preciso sempre monitorar o seu comportamento de compra. O que podemos afirmar de fato, é que para conhecer e entender o consumidor é preciso um embasamento sobre o seu perfil, levando sempre em conta o contexto ambiental e os diversos fatores que influenciam diretamente ou indiretamente no seu comportamento no momento de decisão da compra.

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!