As técnicas de SEO se consolidaram na última década, despertando curiosidade e interesse de empresas e marcas no mundo todo. O crescimento orgânico em mecanismos de pesquisas se tornou a missão de muitos profissionais do Marketing Digital. Uma das principais novidades dos últimos anos foi a valorização do conteúdo de qualidade: os sites precisam ter textos e esses conteúdos devem respeitar uma série de regras para atingir os melhores resultados. Uma dessas estratégias de SEO, mas que poucos conhecem é o SEO Local. Quer atingir um público próximo ao seu negócio? Esse é o caminho.

Como funciona o SEO Local

Essencialmente, o SEO Local é a otimização do seu site que funciona para que um usuários encontre uma solução perto da região na qual se encontra, ou seja, tendo um acesso mais fácil ao serviço ou produto que pesquisa. Em síntese, ele trabalha com a combinação de palavras-chave com geolocalização.

SEO Local: Pizzaria com geolocalização

Um bom exemplo são as pesquisas por restaurantes. Ao pesquisar “pizzarias” no Google, ele reunirá os principais estabelecimentos mais próximos de você por meio da ferramenta do Google Meu Negócio. No entanto, o SEO Local funciona de uma outra maneira interessante também. Ao pesquisar “pizzaria na Paulista”, por exemplo, mesmo que você esteja longe da região, ele levantará os restaurantes mais relevantes da área pesquisada.

SEO Local: Pizzaria na paulista

Em outras palavras, o SEO Local é uma forma dos mecanismos de buscas oferecerem resultados mais precisos e relevantes para sanar qualquer problema dos usuários.

Benefícios do SEO Local

Os conteúdos de SEO Local são vantajosos para todas as empresas que optam por ele, entretanto, ele tende ser uma opção interessante para pequenos e médios negócios. Afinal, permite uma competição mais justa com os grandes players do mercado.

Para isso, é preciso contar com alguém especializado em otimização local e que esteja atento às atualizações do algoritmo do Google. Com isso, você garante os seguintes benefícios:

  • Captação de um novo público: uma grande forma de conquistar clientes mais assertivos, é justamente alcançando-os localmente. O SEO Local permite isso. Se um turista chega na cidade procurando por determinado serviço, o seu negócio pode aparecer nas buscas dele. Para isso, invista no Google Meu Negócio e trabalhe para conseguir uma boa avaliação de seus consumidores.
  • Crescimento nas vendas: essa é uma consequência natural do item anterior. Se você tiver um departamento comercial forte somado ao aumento na busca, a sua empresa terá mais oportunidades de vendas.
  • Fidelização de clientes: está ciente que uma boa relação de mercado não se baseia somente na venda, correto? É preciso manter o seu cliente satisfeito constantemente. Para isso, invista em um bom atendimento e na qualidade do produto/serviço. Clientes fidelizados fazem propaganda espontaneamente, portanto, garanta um excelente trabalho para conseguir resenhas positivas.
  • Seja mais forte online: aparecer nas buscas locais é fundamental para aumentar a confiabilidade do usuário em relação ao seu negócio, para que assim, ele adicione valor à imagem da sua empresa. Para que a sua marca tenha uma posição de destaque, você deve seguir diferentes práticas de SEO Local, como as mencionadas no começo do texto.

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