Pinterest e Instagram: uma imagem vale mais que mil palavras?

pinterest-instagram-marketing-digital

O título do artigo ilustra perfeitamente o assunto de hoje: o poder de duas redes sociais voltadas às imagens, o Pinterest e Instagram! Você sabia que elas têm sido amplamente utilizadas em estratégias de marketing digital?

Não é novidade para ninguém que as redes sociais, seja Facebook, Pinterest e Instagram, entre outras, se tornaram uma peça fundamental na comunicação de empresas com os seus consumidores. Pensando nisso, é importante entender o conceito de cada uma e como potencializar as suas características. Está meio confuso? Calma, continue a leitura que te explicamos melhor!

Ao final deste artigo, você vai perceber que usar o Pinterest e Instagram é uma ideia muito interessante.

O que é o Pinterest e o que ele oferece para o seu negócio?

Essencialmente, o Pinterest é uma rede social extremamente visual. Nele, você consegue descobrir, compartilhar e salvar ideias referentes aos temas do seu interesse. Atualmente, a empresa se posiciona firmemente como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. O seu principal objetivo? Inspirar a vida de seus usuários – e já são mais de 300 milhões de pessoas procurando ideias no Pinterest.

Tudo bem, deu para perceber a importância da rede para usuários comuns. Mas como ela pode ser usada por empresas? Assim como todas as outras redes sociais, o Pinterest virou uma ferramenta poderosa de marketing para aproximar público e empresa. Claro, ao perceber esse movimento, a rede passou a explorar novas funções, voltadas especificamente para negócios – como a conta business e as ferramentas de mensuração.

Pinterest e Instagram: qual a melhor opção para marketing digital?

O Pinterest é uma rede social que está cada vez mais popular com o público.

Menos é mais

Sim, a base do Pinterest está bem longe dos números do Facebook e do Instagram, que ultrapassam a marca de 1 bilhão de usuários, mas saiba que o principal foco de quem utiliza essa rede social não é tanto o alcance. Sem dúvidas, ela é muito mais importante para que a sua empresa apareça para as pessoas no momento em que elas buscam referência para realizar projetos pessoais.

Para ficar mais claro: quando você publica ideias inspiradoras e passa a interagir com os usuários, a sua marca pode ser descoberta por outras pessoas, estreitando o relacionamento com eles e direcionando mais visitantes para o seu site.

Mas e o Instagram, como fazer marketing com ele?

O Brasil está entre os 5 países que mais utilizam o Instagram. O que isso quer dizer? Simples: existem infinitas possibilidades para a sua empresa vender dentro da rede! Assim como o Pinterest, a principal força deste aplicativo é o apelo visual. Então, vamos entender a melhor maneira de utilizá-lo para a sua comunicação com o público.

Pinterest e Instagram: qual usar em marketing digital?

O Instagram é uma das redes sociais mais interessantes para engajar público.

Adeque a mensagem ao meio

É importante saber usar os recursos do Instagram para não desperdiçar tempo e mão de obra em estratégias mal planejadas. Por exemplo, existem tipos de negócios que conseguem explorar – e muito – as funções desta rede social, como bares e restaurantes. Ao entrar no perfil de empresas deste ramo, você encontrará fotos de pratos, de eventos, do espaço… Isso tudo faz o consumidor conhecer o seu negócio antes mesmo de ir presencialmente. E, se você investir em boas imagens, a tendência é despertar a vontade do público conhecer o seu estabelecimento.

Além dessas fotos, a plataforma também permite outras formas de interação extremamente importantes para a construção de uma comunicação bacana e produtiva com o público. Um grande exemplo disso é a possibilidade de realizar sorteios no Instagram, para assim, conquistar e cativar os seus seguidores.

Pinterest e Instagram: qual devo usar?

Como vimos, o público e o formato são bem similares, tendo como principal foco o impacto por meio de imagens ou pequenos vídeos. Lembre-se que o Pinterest funciona atrelado ao Facebook e Google+, o que aumenta o alcance a todos presentes nestas redes. Por outro lado, o Instagram é mais privativo, já que só podem utilizar a ferramenta quem possui smartphones ou tablets com sistemas operacionais IOS e Android. Pelo computador você até consegue acompanhar as publicações, mas não é possível interagir ativamente com o rede.

Portanto, para escolher a melhor opção. você deve estudar o seu público-alvo. Onde ele está mais presente? Não temos dúvidas de que tanto o Pinterest, quanto o Instagram podem trazer um retorno positivo para a imagem da sua marca, mas o seu foco deve ser atingir o número máximo do seu target. Um bom jeito de conseguir essas informações é por meio de pesquisas, acompanhando as tendências do mercado e o comportamento do seu consumidor.

Além disso, não esqueça que é sempre válido testar as opções. Errar é uma etapa importante para o sucesso!

Se gostou do nosso artigo sobre como usar o Pinterest e Instagram em estratégias de marketing digital, curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de acompanhar nosso blog, postamos, mensalmente, dicas para quem busca entender um pouco mais sobre o vasto universo do marketing.

Até a próxima!

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!