Planejador de Palavra-Chave: Ferramentas e dicas de uso

planejador de palavra-chave

Ter como recurso o uso de um planejador de palavra-chave é fundamental para que o site da sua empresa possa obter sucesso na internet.

Após a leitura deste artigo, você compreenderá como a escolha das palavras-chave apropriadas impactam os seus resultados de campanhas pagas e de SEO.

O que são palavras-chave?

Entender o conceito amplia as suas possibilidades em ter as melhores estratégias de Marketing Digital e ter melhores retornos de todos os investimentos realizados.

Palavra-chave, oriunda da tradução de keyword, nada mais é que o norte que guia as ações comportamentais na internet.

Para ficar mais claro, é o uso de palavras e/ou frases que conseguem unir uma pesquisa com sites que têm a resposta sobre determinado assunto, produto, serviço etc.

Exemplo de palavra-chave

Digamos que você esteja interessado em encontrar um novo fornecedor de matéria-prima para a sua empresa que vende camiseta. Hoje em dia, é natural que antes de agendar uma reunião e fechar negócio, as pessoas procurem referências na internet.

Quando você digita em um site de buscas (Google, Bing ou Yahoo!, por exemplo) a palavra “fornecedor de tecido para camisetas” está utilizando uma palavra-chave para localizar o site que suprirá suas necessidades.

Quer saber mais sobre o que são palavras-chave?

Leia o nosso artigo:

O que é Palavra-Chave: Aprenda como escolher a melhor

As 5 melhores ferramentas para escolher a palavra-chave

Agora, invertendo o exemplo. E se você é o fornecedor de tecidos para camisetas e deseja ser uma das primeiras opções que aparecerá na SERP (página de resultados dos buscadores)? Como conseguirá ultrapassar os seus concorrentes?

É exatamente para isso que o planejador de palavra-chave serve e auxilia todo o trabalho de produção de conteúdo.

Atualmente, há inúmeros planejadores de palavras-chaves com opções pagas ou gratuitas. Nós listamos as cinco melhores, as suas funcionalidades e como elas são importantes.

1 – SemRush

semrush

A SemRush aparece em nosso ranking em primeiro lugar por oferecer ferramentas que conseguem integrar diversas estratégias de Marketing de Conteúdo em um mesmo ambiente, o que poupa o tempo de execução.

Ao acessar o site, você pode inserir a palavra-chave ou o link do seu site para receber uma lista de opções que tenha relação com o seu propósito. Além de identificar quais palavras relacionadas ao seu site estão ranqueadas em quais posições.

Lembre-se de trocar para o português antes de pesquisar a palavra-chave.

Versão Gratuita do SemRush

É limitada e exige que você faça um cadastro para ter acesso apenas a 10 solicitações de pesquisa sem custos.

Versão Paga

Libera todos os recursos para analisar o volume de busca por cada palavra-chave, palavras relacionadas, semântica etc. Além disso, fornece valiosas informações para uso em resultados orgânico (SEO) e links patrocinados (para uso com o Google Ads), bem como permite a análise sobre os seus concorrentes.

2 – LSIGraph

lsi graph

Apesar da sua interface ser em inglês, a busca por uma palavra-chave em português pode ser feita sem afetar os resultados indicados.

Gratuitamente, só é possível realizar três pesquisas por dia.

3 – Keyword Tool

keyword tool

Para saber a quantidade exata do volume de busca para o termo pesquisado, você precisa investir em um dos pacotes pagos do Keyword Tool.

Além dos resultados relacionados ao Google, é possível analisar sobre o YouTube, Bing, Amazon, eBay, App Store e Instagram.

4 – Ubersuggest

ubersuggest

O Ubersuggest é bem semelhante ao SemRush com a vantagem de fornecer todas as informações gratuitamente e sem necessidade em realizar o cadastro.

Você identifica o volume de busca, o grau de dificuldade da palavra-chave e as informações para os links patrocinados. Além disso, pode analisar ideias de palavra-chave e quais sites aparecem na primeira página do Google.

5 – Planejador de Palavra-Chave do Google

planejador de palavra-chave do google

Em nosso artigo Vender pela Internet: Conheça as regras do jogo nós enfatizamos como o Google lidera a internet. E se ele é o dono da bola nada melhor que usar a ferramenta que ele disponibiliza, não é mesmo?

Basta ter uma conta no Google Ads, antigo Google Adwords, para ter acesso às inúmeras ferramentas disponíveis para a sua campanha. Entre elas está o Planejador de palavra-chave que contribui para você identificar quais delas são mais relevantes.

Encontrar novas palavras-chave

Indica qual é a média mensal de pesquisa para a palavra pesquisada, analisa a concorrência e os possíveis lances.

Ver volume de pesquisa e previsões

É o campo que você pode utilizar para entender o comportamento da palavra-chave escolhida com base nos anúncios que já foram feitos.

Há dados sobre a média de pesquisas mensais por cliques, as impressões (visualizações) etc.

Como montar a sua lista de palavras-chave?

É muito importante que você entenda que não precisa trabalhar com todas as palavras-chave para aparecer na primeira página. Pelo contrário, excesso de palavras sobre o mesmo assunto tendem a dividir relevância e prejudicar o ranking.

Vale a pena dividi-las em long tails (caudas longas) e head tails (caudas curtas)

Quando usar as Long Tails

O blog é o espaço mais adequado para trabalhar com as long tails, pois fornece um ambiente mais dinâmico e com múltiplas possibilidades para uso das palavras ou frases que resolvam diversos tipos de dúvidas.

Tenha um blog dentro do seu site, e explore diferentes tipos de conteúdo como por exemplo:

  • Passo a Passo;
  • Glossários;
  • Educativos;
  • Resenhas;
  • Experiências;
  • Checklist;
  • Listas;
  • Pesquisas;
  • Lançamentos;
  • Como fazer;
  • Como usar.

Há inúmeras possibilidades para você explorar.

Quando usar as Head Tails

Já as palavras-chave de cauda curta são indicadas para uso em categorias, serviço, produtos e na home (página inicial do site), pois são mais gerais e tendem a responder uma busca direta (quando o consumidor já deseja comprar, e não ler e aprender sobre o assunto).

Palavras-chave negativas

Elas são utilizadas em campanhas pagas e tem como principal objetivo o de não vincular a sua marca a algum tipo de serviço ou produto que você não forneça.

Por exemplo: Se você vende carne vegana não deseja que o seu anúncio seja vinculado à carne de origem animal. Por este motivo, é recomendado que você negative palavras associadas aos hábitos carnívoros.

Segmentar a palavra-chave com base no comportamento das pessoas

comportamento das pessoas

Outra atitude que contribui para que o uso do planejador de palavra-chave seja eficiente é o de analisar o comportamento da sua persona (o cliente ideal), e para isso vale a pena analisar as informações fornecidas pelo Google Trends.

Google Trends

A ferramenta do Google que compara uma palavra-chave com a outra a fim de identificar qual vale mais a pena.

Imagina que você deseja montar uma loja de produtos veganos, e deseja saber se vale mais a pena criar conteúdos relacionados à carne de soja ou de lentilha. O Google Trends compara as duas e indica em quais regiões as palavras são mais buscadas.

Entenda quem é a persona do seu negócio

Reforçamos essa informação porque é extremamente importante entender como ela se comporta na internet. E se você não se preocupar com isso, os seus concorrentes se preocuparão e venderão a ela.

Identifique se a palavra-chave que deseja utilizar precisa de um conteúdo de venda direta, esclarecer uma dúvida ou mostrar como usar o seu produto/serviço. O planejador de palavra-chave é um facilitador ao planejamento, mas é necessário saber geri-lo. 

Saiba como construir a persona ideal:

Definição de persona: Como criar uma para a sua empresa?

O valor da capacitação humana em gerir as palavras-chave

A tecnologia permitiu uma evolução à produção de conteúdo e abriu um leque de possibilidades. No entanto, encontrar as palavras-chave certas exige profissionais que compreendem as necessidades de personas diferentes e buscam as estratégias que envolvem excelentes resultados.

Leia também:

Estratégias de Marketing Digital: Qual é a ideal para você?

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!

Orçamento Rápido

telefone