Psicologia das Cores: como influenciam na representação da empresa?

psicologia-das-cores-como-influenciam-representacao-empresa

Muitas vezes em uma reunião com o cliente para organizar o briefing de nosso trabalho a decisão de cor para o projeto é um assunto delicado. Na maioria dos casos, nem o cliente nem a agência saem satisfeitos com a decisão final. Mas afinal, porque ocorre essa divergência?

O erro mais comum é pensar que a cor do seu projeto deve ser a cor que você mais gosta, ou a cor que seu cliente mais gosta. No entanto, nos estudos de Design existe uma disciplina chamada Psicologia das Cores. Tal disciplina ajuda a entender o sentimento que cada cor transmite e, ao mesmo tempo, identificar qual cor representará melhor sua empresa.

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, nas cores do McDonald’s,  a maior parte de redes de fast food, utiliza as cores vermelho e amarelo para representar sua empresa. Tais cores fazem jus aos molhos mais utilizados: ketchup e mostarda! Fora, é claro, que o amarelo no formato do M remete as batatas fritas que acompanham os lanches da rede. Tal comparação fez com que instintivamente as pessoas assemelhassem essas cores à sua fome. As pizzarias costumam utilizam o vermelho por remeter ao molho de tomate e o verde quando querem se referir à cultura italiana.

 

 

As cores de um projeto representam uma identidade visual para a empresa e não devem ser escolhidas aleatoriamente. Elas devem transmitir o sentimento correto para que o seu cliente sinta o desejo de utilizar os seus serviços. Essa cor nem sempre a sua cor favorita da agencia ou do cliente.

Um exemplo que ajudará a clarear melhor essa ideia: imagine que uma empresa de consultoria realizou uma pesquisa interna, na qual foi comprovado que maior parte das pessoas que frequentam a empresa gostava do laranja, uma cor alegre, forte e vibrante, trazendo à tona o sentimento de criatividade. No entanto, o ramo dessa empresa de consultoria é algo mais formal, intelectual, algo que é mais bem representado pelo azul.

Isso não significa que, por ter a cor azul como parte de sua identidade visual sua empresa não seja alegre e vibrante, mas sim a empresa preza por trabalho sério que envolve muito estudo. Essa escolha de cor facilitará na hora de fidelizar seus clientes e atrair clientes novos, pois através do sentimento que a cor transmite eles serão capazes de analisar que esta é a empresa correta para eles.

E você, já repensou nas cores de sua empresa? Que tal ter um novo olhar do seu projeto? Entre em contato conosco!

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!