Redes Sociais Afetam SEO? Saiba como potencializar os seus resultados!

redes-sociais-afetam-seo

O universo do Marketing Digital é extremamente vasto e oferece inúmeras possibilidades para todos os tipos de empresas. Existem aquelas que preferem investir apenas em Google ADS; outras em SEO; e assim por diante… Sempre que nos perguntam qual é a melhor opção, afirmamos: tudo! Em um mundo ideal, é excelente explorar todos os campos do marketing, pois são estratégias que se complementam. Pensando nisso, preparamos um artigo que discute essa conexão: afinal, redes sociais afetam SEO?

Essa questão é antiga e desde os primórdios do marketing digital gera inúmeros debates. Então, confira o que pensamos sobre o assunto!

Redes Sociais x SEO – O que são sinais sociais?

Quando discutimos se as redes sociais afetam SEO, devemos falar sobre os sinais sociais. Nunca ouviu falar nesse termo? Calma, a gente explica:

Basicamente, sinais sociais são os likes, compartilhamentos, comentários, pins, tweets que as pessoas utilizam nas respectivas redes sociais. Tudo isso é filtrado pelos motores de busca, ou seja, eles indicam que a sua marca está sendo falada e repercutida pelos consumidores. Naturalmente, isso melhora o seu ranking SERP, uma vez que os mecanismos de buscas enxergam os sinais sociais como recomendações confiáveis.

Sinais Sociais

5 maneiras que as redes sociais afetam SEO

Considerando o tópico anterior, podemos afirmar sem dúvidas, que sim, as redes sociais afetam o SEO. Porém, essa relação vai muito além dos sinais sociais. Abaixo separamos 5 influências diretas e como trabalhar marketing em redes sociais.

1. Rankeamento das páginas do seu site

Sim, as redes sociais podem ajudar no rankeamento das páginas do seu site.

Funciona da seguinte forma: primeiro, apesar de ser o mais utilizado, o Google não é o único site de pesquisa que temos. Lembre-se disso. O Bing, por exemplo, é o segundo site mais usado no mundo, declarou oficialmente que considera os sinais sociais na hora de classificar páginas nos resultados de buscas.

Em segundo, a autoridade social da marca é apenas um aspecto que pode ajudar nos posicionamentos, mas não o único. Fatores como link building também são bem relevantes (falaremos mais abaixo).

2. Impacto no conteúdo das pesquisas

Você já deve ter percebido que perfis sociais são indexados nas buscas, correto? Então, se alguém pesquisar a sua marca, é muito provável que os primeiros resultados sejam links para Facebook, Twitter, Instagram e etc.

Isso é excelente, afinal, quando um usuário deseja o serviço de uma empresa e não a conhece ainda, ele busca no Google. Além disso, as redes sociais se tornaram um canal muito bacana de interação com o público.

Assim, você pode conseguir tráfego orgânico qualificado por conta da boa impressão causada pelos perfis.

3. Relevância para buscas locais

As buscas locais são uma mina de ouro para atrair clientes – quando bem usadas, é claro. E isso não se restringe apenas às pequenas e médias empresas!

Por exemplo, pense em alguma franquia bem famosa e experimente pesquisá-la no Google + a região que você mora.

Você provavelmente vai ver entre os primeiros resultados um perfil social daquela unidade, com endereço, horário de funcionamento e outros detalhes relevantes.

Isso significa que o SEO local é útil tanto para negócios pequenos quanto para corporações gigantes, mas principalmente que os sites de pesquisa dão importância a esses perfis, já que são úteis para os usuários.

4. Link Building

O Link Building é uma das estratégias mais interessantes dentro do Marketing Digital. Então, confira essa boa notícia: o Google enxerga as redes sociais como qualquer outro site; em outras palavras, ele indexa os links lá compartilhados.

Portanto, quanto mais links para o seu conteúdo estão presentes nas suas redes sociais, mais indicativos os sites de busca terão de que ele é confiável e merece atenção.

5. Aumenta o interesse pela sua empresa

Lembra que no começo do conteúdo ressaltamos a importância dessa convergência de estratégias em marketing? Então, as redes sociais são uma excelente forma de consolidar a sua marca em ambiente digital. Por se tratar de uma linguagem diferente em relação a um website, você tem mais liberdade para cativar e engajar o seu público.

Além disso, você consegue usar as redes sociais para gerarem tráfego orgânico para o seu site. Incrível, não acha?

Então, guarde essa informação com muito carinho: quanto mais menções a sua marca tiver nas redes sociais, maior será o volume de buscas por ela.

Mas o que estou tentando destacar aqui é o princípio por trás: quanto mais menções à sua marca nas redes sociais, maior será o volume de buscas por ela.

Essa foi nossa explicação sobre o debate: redes sociais afetam SEO? Quer melhorar os seus resultados? Então, conte com a nossa ajuda! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!