Sitelink: como ele pode melhorar o seu site

Sitelink

Você já reparou que, às vezes, ao realizar uma pesquisa no Google, logo abaixo do primeiro resultado aparecem outros links (como se fossem sub-links)?

O que são Sitelinks?

O que são Sitelinks?

Então, esses sub-links têm um nome: eles são os Sitelinks. Nesse artigo, vamos explicar exatamente como eles funcionam e por que são importantes para melhorar o seu site.

O que é o Sitelink?

Os Sitelinks são os links exibidos logo abaixo da descrição de resultados exibidos pelo Google no momento em que pesquisamos por algum termo. Basicamente, eles servem como atalhos para links existentes dentro do seu próprio Website, conferindo:

  • Mais credibilidade ao resultado que os acompanha;
  • Mais autoridade ao seu domínio.

Diariamente, o Google analisa milhares de páginas para indexar e rankear novos conteúdos. Deste modo, assim que o robô da empresa encontra o seu domínio, ele começa a indexar o seu site, e vai seguindo os links estrategicamente posicionados em sua página para indexá-las também.

Ao fazer isso, o Google identifica quais são seus links internos e as suas sub-páginas. A partir disso, ele consegue montar a estrutura de Sitelinks para otimizar a busca do usuário.

Para ilustrar, quando o seu site atingir a primeira posição na busca orgânica para determinado termo, há uma enorme possibilidade dele ter Sitelinks. Dessa forma, o usuário terá duas opções:

  1. Entrar no seu site pela home e de lá ir para páginas de categorias;
  2. Ele pode entrar diretamente por um dos Sitelinks em alguma categoria específica, otimizando a navegação.

Infelizmente, não podemos configurar Sitelinks manualmente, uma vez que eles são gerados pelo próprio Google. Mas lembre-se: se você não investir em links internos no seu site, será impossível conseguir esse precioso recurso.

Estrutura do Sitelinks e os mini-Sitelinks

Como destacamos acima, a chance de um Sitelink aparecer é maior nos sites que aparecem na primeira posição. Normalmente, o Google pode exibir até 8 links abaixo do seu resultado, mas não se preocupe: a relação é feita de acordo com os links mais relevantes em seu domínio (os mais acessados).

No entanto, não pense que só por você não alcançar a primeira posição, não existe a possibilidade de gerar algum tipo de Sitelinks. Para alguns casos, o Google gera um Mini-Sitelink, uma versão mais compacta do Sitelink.

Nesse tipo de caso, os links vêm com uma fonte menor e um pequeno texto.

Veja exemplo de Mini Sitelink

Veja exemplo de Mini Sitelink

Sitelinks para Google Ads (Adwords)?

Sim, é possível criar Sitelinks para Google Ads (Adwords), só que não se esqueça: eles só irão aparecer nos resultados pagos. Você consegue adicioná-los no nível de conta, da campanha ou até mesmo do grupo de anúncios. Basta especificar o texto do link que será exibido e os URLs (páginas destino).

Sitelink para Adwords

Sitelink para Adwords

Conheça vantagens de utilizar Sitelinks aos seus anúncios

  • Fácil atualização: você pode alterar o texto do link e os URLs sempre que desejar, atualizando para vendas ou ofertas especiais. Além disso, não é necessário criar novos anúncios de texto e nem editá-los para incluir o Sitelink.
  • Dados detalhados sobre cliques: é possível verificar quantos cliques seu anúncio recebeu após a exibição dos Sitelinks. Você também consegue separar os dados por campanha, anúncio ou grupos de anúncios, podendo verificar o número de acessos no Sitelink individual em comparação com o restante do anúncio.
  • Edite as extensões sem perder informações: se quiser, você pode editar seus Sitelinks sem a necessidade de redefinir as estatísticas de desempenho de cada um.
  • Crie Sitelinks para mobile: sim, você consegue criar Sitelinks otimizados para dispositivos móveis.
  • Programação com início e término: por fim, é possível especificar as datas, os dias da semana e até mesmo o horário do dia em que seus Sitelinks estão qualificados para exibição.

Custo de cliques

Outra notícia boa: os Sitelinks podem ser acrescentados de forma gratuita. Você será cobrado apenas pelos cliques de pessoas que visualizam o seu anúncio. O clique de custo em um Sitelink equivale ao custo de um clique no título do mesmo anúncio. Ou seja: o valor cobrado será o mesmo, independentemente do link em que o usuário clicar.

Em suma, o Sitelink oferece mais possibilidades de cliques para o seu cliente, mas você não será cobrado por mais de dois cliques por impressão de anúncio. Entenda mais sobre Sitelinks para Google Adwords.

Precisa de ajuda para otimizar o seu site? Conte com a nossa experiência!

Sem dúvidas, os Sitelinks são uma ótima forma de melhorar os resultados do seu site. Entretanto, para conquistar objetivos maiores, contar com uma ajuda especializada é sempre uma ótima opção, não acha?

Nós, da Multlinks, trabalhamos com soluções de Marketing Digital há mais de 10 anos, acompanhando todas as novidades e prezando por um atendimento de qualidade e transparente. Somos mais do que uma agência, somos um MultAgência.

Que tal tomar um café com a equipe e descobrir como repaginar o seu projeto?

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!

Orçamento Rápido

telefone