WhatsApp Pay – Saiba tudo sobre a nova função do aplicativo

WhatsApp Pay: saiba tudo sobre!

Na última segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou uma nova e aguardada função: o Whatsapp Pay. Essa modalidade permite pagamentos no aplicativo e está disponível para celulares Android e iPhone (IOS). Por meio do WhatsApp Pagamentos, tanto pessoas quanto comércios poderão enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay.

Em tempo: o recurso estava em testes na Índia no começo do ano. No Brasil, a função será disponibilizada gradualmente nas próximas semanas. Quer saber tudo sobre o WhatsApp Pay? Continue a leitura!

Como funciona o Whatsapp Pay

Não existe muito segredo. Para realizar transferências, pagamentos, ou enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp Pay, você precisa configurar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira no Facebook Pay. Entre o Facebook e WhatsApp não serão cobradas taxas, contudo, podem ocorrer tarifas de utilização entre os bancos. Abaixo explicamos outras especificações da ferramenta.

Contas pessoais no WhatsApp Pay

Para usuários de contas pessoais, o WhatsApp determina o limite de R$ 1000,00 por transação. Além disso, por dia, podem ser efetuadas até 20 transações. Entretanto, mensalmente, esse valor não pode ultrapassar R$ 5000,00. É válido reforçar que o aplicativo não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras feitas em empresas no WhatsApp Business.

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Contas para empresas no WhatsApp Pay

Empresas que desejam usar o recurso pelo WhatsApp Business devem realizar o cadastro ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, disponibilizando dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo leva até três para desbloquear a modalidade.

Além disso, não é necessário ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber os pagamentos. No entanto, cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações.

As operações realizadas aparecem no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp para conferir o status das transferências, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

O que é o Facebook Pay?

O Facebook Pay é um recurso de pagamentos fornecido pelo Facebook que, desde 2014, é responsável pelo WhatsApp. O serviço está sendo lançado no Brasil e pode ser usado para a realização de transferências e pagamentos no WhatsApp e para compra de jogos no Facebook. Pelo fato de haver uma integração entre as plataformas, não é preciso possuir uma conta na rede social para usar o Facebook Pay no WhatsApp. Para isso, basta configurar o recurso no mensageiro.

O procedimento é simples: clique no clipe ao lado de “digite uma mensagem” e depois, em “pagamentos”. Adicione o valor que quer enviar e toque em começar para colocar a forma de pagamento. Depois de aceitar os termos de uso do serviço, será necessário criar um PIN para o Facebook Pay, além de informar dados como nome completo e CPF. Depois disso, insira os dados do cartão de algum dos bancos participantes e valide por meio do código de verificação.

Quais formas de pagamento são aceitas?

O WhatsApp Pay trabalha com pagamentos feitos tanto por cartão de crédito quanto débito, com bandeiras Visa ou Mastercard. Até o momento, participam os seguintes bancos: Nubank, Banco do Brasil e Sicredi (incluindo a conta digital Woop).

*É importante reforçar que transferência entre contas pessoais só poderão ser feitas por meio de cartões de débito. Portanto, os cartões de crédito podem ser usados apenas para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

*Outro detalhe essencial: não é possível fazer transferência pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.

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Nos vemos no próximo artigo.

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