BERT: o que você precisa saber sobre a atualização do Google

BERT: saiba tudo sobre a atualização do Google

No mês passado, o nosso blog foi pautado pelas redes sociais (se ainda não leu os conteúdos, corre para ver: Como publicar artigos no LinkedIn e o fenômeno TikTok). Agora, trazemos um assunto ainda mais importante: atualizações do Google, mais precisamente o BERT. Mas, no final, o que é isso e por que tenho que ficar atento? Vem com a gente, que vamos deixar tudo bem claro para você.

Bidirectional Encoder Representations from Transformers, ou só BERT

Esse monte de palavra em inglês representa somente a maior mudança no sistema de busca do Google desde o lançamento do RankBrain. Para você entender a relevância disso, a empresa afirmou que esta atualização impactará 1 em cada 10 páginas de resultados. Em outras palavras, acompanharemos uma profunda transformação nos mecanismos de buscas. Por enquanto, vale ressaltar, que o BERT está disponível apenas nas versões do Google em Inglês.

Entretanto, como estamos falando de uma solução de Inteligência Artificial, a tendência é que ela seja aplicada em todos os idiomas em breve.

Tudo bem, o BERT é uma gigante evolução, mas o que exatamente ele faz?

A tecnologia do BERT irá aperfeiçoar o processamento da linguagem natural, interpretando-a da forma que é amplamente utilizada pelos usuários no momento de uma pesquisa. Ou seja: o BERT ajudará os computadores a entenderem as nossas pesquisas de forma mais humana, avaliando não somente as palavras-chave utilizadas, mas também todo o contexto do que foi digitado.

Exemplo em inglês do funcionamento do BERT

Nesse exemplo disponibilizado pelo Google, vemos uma pesquisa: “2019 Brasil viajante para Estados Unidos precisa de visto” (tradução literal), a palavra “para” tem uma função muito importante para o contexto da dúvida. Antes, o Google não a consideraria na hora de elencar os resultados, tanto que o resultado que aparece em primeiro é um conteúdo dizendo se americanos viajando para o Brasil. Na verdade, a dúvida é se viajantes brasileiros precisam de visto para viajarem aos Estados Unidos. Ao interpretar o “para”, a pesquisa traz um resultado muito mais relevante.

Existe alguma função do BERT disponível para português?

Sim, atualmente a principal mudança percebida é a interpretação do snippet em destaque. Dessa forma, pessoas que utilizam dados estruturados são privilegiadas, uma vez que o Google Assistant processará de maneira mais eficiente a dúvida, trazendo uma resposta mais assertiva.

A interpretação de snippets em destaque está disponível em todos os idiomas no Google.

Por que devo me importar com essa atualização?

“É o maior salto de progresso nos últimos cinco anos, e um dos maiores na história dos motores de busca”. Essa afirmação é do próprio Google. Portanto, se o principal expoente dos mecanismos de pesquisa diz isso, devemos olhar atentamente para o BERT. Além disso, temos também o fato de 10% de todas as pesquisas já terem sido impactadas, de alguma forma, pela tecnologia.

Por isso, é essencial que você fique atento em possíveis mudanças no tráfego do seu site ou de seus clientes, principalmente quando a mudança entrar em vigor para a língua portuguesa.

É possível otimizar o meu site para o BERT?

Sim e não. O Google destacou que nem mesmo especialistas em SEO conseguem otimizar sites para o BERT ou até mesmo para o RankBrain. Entretanto, sabemos muito bem como o conteúdo é um incrível diferencial para a competição na internet, não é? Por isso, o foco deve ser sempre textos voltados para o seu público, e não apenas para o algoritmo. Lembre-se: a experiência do usuário é fundamental. Ele deve entrar no seu site e obter a resposta do que estava procurando, de maneira clara e objetiva.

Precisa de uma mãozinha?

Sejamos honestos: produzir conteúdo para WEB não é uma tarefa fácil. Ainda mais com as inúmeras atualizações do Google. Me diz uma coisa: você consegue cuidar do seu negócio, publicar artigos e ficar ligado nas novidades dos mecanismos de buscas?

Para garantir que todas as suas tarefas sejam bem executadas, conte com a gente! Somos a Multlinks e estamos no mercado de Marketing Digital há mais de 11 anos. Nosso time está atualizado com todas as práticas do segmento, e trabalhamos para tornar o seu site mais forte e competitivo. Venha bater um papo, a gente toma um café e planeja o futuro do seu negócio!

Se gostou do nosso artigo sobre o BERT, curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de acompanhar nosso blog, postamos, mensalmente, dicas para quem busca entender um pouco mais sobre marketing digital.

Até a próxima!

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!