Google trends – conheça mais sobre essa ferramenta essencial do Google

Google trends

O Google consolidado como uma dos grandes buscadores possui diferentes ferramentas e regras próprias que cada vez mais ditam o futuro do que significa o investimento no marketing digital. O Google Trends faz parte de um grande pacote de ferramentas funcionais.

Não só basta saber da sua existência, mas também é primordialmente entender exatamente o que é a ferramenta, como usá-la e onde, de forma ideal e favorável ao seu negócio.

O que é Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta criada em 2006. A ferramenta permite uma análise e acompanhamento completa dos acessos e o quão em alta certa palavra-chave ou tópico de pesquisa, pelo tempo que assim julgar melhor.

A pesquisa é de certa forma ilimitada, mas é possível delimitar por região, tempo, categoria e que tipo de conteúdo que você está buscando.

Antes de mais nada saiba que dados com pouco volume de pesquisa, buscas feitas pela mesma pessoa em um pequeno espaço de tempo ou caracteres especiais não serão possíveis de ser analisadas pelo Trends.

Ao pesquisar a o termo o Google oferece um gráfico. Esse gráfico contém informações de volume de pesquisa no eixo vertical e tempo no eixo horizontal.

O Trends coleta informações totais do próprio Google e separa aquilo que realmente interessa e os categoriza, eliminando qualquer tipo de informação pessoal.

É importante lembrar que o Google dificilmente libera informações pessoais para terceiros, faz parte das regras de privacidade da empresa.

Quais as vantagens que o Google Trends oferece ao meu negócio?

Ao estabelecer seu negócio, a preocupação com correntes se torna uma pauta diária. E para competir de igual para igual é necessário saber aquilo que o mercado pede dentro dos limites de produto que você oferece.

O Google Trends tem como principal intenção facilitar seu dia a dia, e para campanhas de links patrocinados, onde o conteúdo é a chave. Considere quase uma obrigação seu uso.

O Trends pode favorecer o processo criativo da produção de conteúdos, de forma considerável já que a ferramenta fornece informações cruciais. Com isso a criação de conteúdo tende a se encaixar melhor em SEO.

Ele fornece uma margem de quão relevante o termo e seus relacionados são. Além disso também pode fornecer comparações importantes, principalmente no momento de decidir qual palavra-chave está melhor posicionada.

Como utilizar a ferramenta do Google Trends no dia a dia?

O primeiro passo para inserir a ferramenta em seu uso diário é abrir a plataforma do Google Trends. Bem simples mesmo, a ferramenta não é nenhum bicho de sete cabeças impossível de ser entendido.

Nada de cadastros, nada de formulários ou gastos. Pelo contrário, é bem mais fácil de se utilizar que muitas outras disponíveis no mercado e acima de tudo totalmente sem custos adicionais – o que convenhamos é o melhor atrativo.

A primeira página do site oficial da plataforma, fornece os termos mais pesquisados da semana, um menu e um espaço para pesquisa no cabeçalho da página e informações como as principais pesquisas dos anos anteriores.

Google trends landing page

O menu conta com a opção de analisar os termos/palavras mais procurados e as principais pesquisas que foram feitas no ano. A característica que mais interessa no Trends é o espaço de pesquisa por assunto, é nele que você vai apoiar suas produções de conteúdo.

Vamos pensar que estamos pesquisando o termo SEO. O resultado que o Trends oferece vem em forma de gráfico e nele contém algumas informações importantes, como:

  • Volume de pesquisa;
  • Interesse por sub-região;
  • Assuntos relacionados.

Com essas informações podemos organizar uma linha de pensamento para exploração de conteúdo relevante e decidir o que será mais útil para nosso negócio.

Se você precisa definir qual palavra-chave é de maior relevância e merece um foco maior, basta fazer uma comparação dentro da própria ferramenta.  O Google Trends disponibiliza essa forma.

Google trends comparação entre termos

Assim como a pesquisa comum os resultados aparecem em formas de gráfico, tanto para volume de pesquisa e datas quanto em comparação por sub-região.

Google trends comparação por sub-região

Como utilizar os resultados do Google Trends

A realidade é que não basta somente abrir a ferramenta jogar alguns termos de pesquisa e pronto. Para um resultado completo e satisfatório temos que entender o que cada ponto significa e qual seu impacto.

O primeiro gráfico que nos deparamos quando pesquisamos um termo contém dois tipos de informações – o tempo de pesquisa e o volume de pesquisa.

Google trends pesquisa por assunto

Para compreender qual a relevância do termo em questão precisamos rapidamente entender que:

  • 100 é o valor máximo:
  • 50 é uma considerado uma “popularidade” razoável.

Esses valores são destacados de acordo com o tempo de pesquisa – alguns termos têm variações constantes ou são mais estáveis. Nas pesquisas você pode procurar saber sobre determinada palavra-chave desde 2004 e analisar seu crescimento.

Outro gráfico importante presente na página do Google Trends é o gráfico que separa interesse por sub-regiões.

Google trends interesse por sub-região

Assim como o gráfico de volume e data, o de sub-região cota com valores de 0 a 100 em cada um dos estados e sub-regiõe. Cada resultado por estado ou capital deve ser analisado separadamente – principalmente quando consideramos a população total da região.

As menores regiões consequentemente possuem menos pessoas pesquisando aquele termo. Então ao analisar os resultados considerar que os 20% de uma região podem ser os 40% de outras.

No final da página temos uma lista de termos relacionados, que estão classificados por ascensão. Com as principais palavra-chaves relacionadas a produção de conteúdo pode abranger o tópico principal e suas ramificações.

Google trends assuntos relacionados

Outras características interessantes para uso

O Google Trends separa duas abas extras principais – os mais pesquisados e principais pesquisas. E por mais redundante que ambos nomes pareçam, eles redirecionam a resultados diferentes.

A aba de mais pesquisados é voltado para uma análise geral das buscas daquele ano inteiro. A ferramenta disponibiliza informações das mais diversas desde 2008. É para facilitar é possível filtrar os resultados em categorias.

Já a aba de principais pesquisas é algo mais imediatista. Trabalhando com informações diárias e em tempo real.

Essa é somente uma das diferentes ferramentas disponibilizadas pelo Google, para conhecer outras leia também:

Ferramentas do Google que são úteis ao seu negócio.

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