Vender pela internet: Conheça as regras do jogo

vender pela internet

Empresas de todos os portes, segmentos e nacionalidades já perceberam que vender pela internet é um dos meios lucrativos aos seus empreendimentos.

Quem nasceu antes da década de 1990 presenciou as grandes transformações que a web trouxe ao nosso dia a dia quando deixou de ser de uso exclusivo dos militares, cientistas e estudiosos americanos e passou a ser parte da nossa rotina.

Comparativo das estratégias online e offline

A venda offline é diferente da feita online e para que você possa compreender como é o mundo virtual da Rede Mundial de Computadores, vamos te explicar sobre:

  • As regras do jogo;
  • A importância do Google;
  • WordPress;
  • Como a sua marca pode se tornar referência.

Embora falamos de dois mundos diferentes (online e offline), o comportamento humano tende a se adaptar aos dois ambientes.

Entenda melhor neste comparativo.

Seu endereço offline e online

criação de site

Sua empresa existe em um endereço físico, correto? Com um endereço composto por nome da rua/avenida, número, bairro e CEP.

Na internet, seu endereço é o seu site em que você compra um domínio com o nome da sua marca.

É importante que seu site seja responsivo (que consegue se adaptar às diferentes telas).

Ações de divulgação

O Marketing da sua empresa muda de um ambiente para o outro. Enquanto folders e materiais de divulgação ainda são úteis offline, o Remarketing, Links Patrocinados e Campanhas Pagas convertem em vendas na internet.

O famoso Boca a Boca

Para compreender o comportamento do seu cliente, basta você mudar de lugar e se posicionar como um.

Quando há a necessidade em escolher uma nova empresa de prestação de serviços como é o caso de escolher um dentista, se alguém da sua família ou um amigo indicar um profissional, qual é a probabilidade em você aceitar a sugestão?

É exatamente assim que o boca a boca funciona. Na internet, ele vem com uma nova roupagem. É possível contratar influenciadores digitais para divulgar seus produtos em vídeos, fotos e publicações em redes sociais.

Além disso, o uso de engajamento de quem aprova os seus produtos é importante para gerar uma divulgação espontânea e com excelentes resultados para vender pela internet.

Pesquisa

A escolha por sua marca e não a do seu concorrente é feita por meio de pesquisa. Muito além do Boca a Boca, o seu cliente está mais exigente e realiza buscas sobre sua reputação em sites de reclamações, comentários em redes sociais e em vídeos.

Manter produtos de qualidade, bem como investir em um atendimento personalizado, rápido e assertivo precisa fazer parte da sua rotina.

Relacionamento com o cliente

Enquanto sua loja física pode oferecer alguns agrados aos clientes como um local com música ambiente, água, cafezinho, um bate-papo com um vendedor comunicativo, a internet oferece por meio das Redes Sociais um estreito relacionamento com eles.

Um blog para chamar de seu

Além disso, ter um blog contribui para levar informações relevantes aos seu público e ainda proporcionar uma comunicação direcionada.

Dentro do blog, você pode oferecer materiais ricos e gratuitos; promover uma Landing Page com algum benefício capaz de gerar empatia com sua marca.

É possível trabalhar diferente formatos, tais como:

tipos de conteúdos para internet

A compra

A internet promove a venda de produtos de forma muito mais fácil e prática. Basta escolher o modelo que deseja, inserir as informações de entrega, pagamento e esperar a entrega.

Para que sua marca possa oferecer essa comodidade, a criação de uma loja virtual é o melhor caminho.

Você pode aprender mais sobre como ter um e-commerce eficiente por meio do nosso artigo:

Como criar uma loja virtual eficiente e se destacar na internet

O Google é o dono da bola

dono da bola

Se podemos encontrar tudo pela internet, como acharíamos uma informação diante de tantas opções?

A fim de solucionar este tipo de problemas o Google criou seu próprio site de buscas nos anos 2000.

De lá para cá, as mudanças estruturais em seus algoritmos e os constantes investimentos em tecnologias o tornou o principal buscador da internet.

Se o Google é utilizado por mais de 90% dos brasileiros (dados do Serasa Experian), devemos seguir as suas recomendações.

Assim como na infância, nós brincávamos com a criança que tinha a bola e quando ela queria ir embora, tínhamos que acabar o jogo, o Google hoje é o dono da bola, por isso devemos jogar conforme as suas regras.

WordPress é o melhor amigo do Google

Ainda seguindo a analogia dos amigos de infância. Lembra que quem era o dono da bola sempre tinha um melhor amigo?

No contexto da internet, Google e WordPress são os melhores amigos. Embora seja possível ter destaque no site de buscas com outras opções, o WordPress é preparado com todas as lógicas de programação que são consideradas amigáveis sem falar nos inúmeros Plugins que você pode utilizar para fortalecer essa relação.

Como vender pela internet e ser referência

Você pode perceber que tudo começa com a criação de um site profissional e que siga as regras determinadas pelo Google, bem como ter estratégias de Marketing de Conteúdo e Digital que contribuem para que a sua marca possa ter destaque e consiga vender pela internet com excelentes resultados.

Se você tem interesse em obter destaque na internet  e deseja ter um conhecimento mais avançado sobre o assunto, nós preparamos um e-book exclusivo com informações detalhadas e valiosas para o seu negócio.

Aprender mais sobre como realizar suas vendas pela internet e fazer a sua empresa crescer com o nosso e-book:

Como fazer a sua empresa crescer com estratégias de Marketing Digital

Nele, você aprende mais sobre:

  • Estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • Técnicas de Seo;
  • Investimentos;
  • Ferramentas úteis.

Quero baixar o e-book

Compartilhar

Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!